No dia 24 de maio, os acadêmicos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, promoveram Seminário de Socialização dos Projetos de Pesquisa que integram a disciplina de TCC I.
O Seminário foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e conhecer os projetos de todos os colegas, cujos temas são relevantes às demandas da Educação Matemática, hoje: A aplicabilidade da matemática formal no cotidiano dos alunos e sua relação com a matemática informal; Um novo olhar para a matemática: superando aversões e provocando encantamento ; Interdisciplinaridade no processo de ensino aprendizagem: res-significando o saber matemática; Práticas ativas para um ensino interdisciplinar da Matemática; Aplicação matemática no estudo das Energias Renováveis; Discalculia limitação ou capacidade de aprendizagem?; Educação Financeira: aprendendo para a Vida; A Educação Matemática e sua influência no orçamento familiar; Relacionando Teoria e Prática para um ensino da matemática significativo e real; A importância do Saber Matemático na vida cotidiana; Um novo olhar sobre o ensino e aprendizagem da Geometria; A importância da interpretação na resolução de cálculos matemáticos.
Para a coordenadora do curso, professora Lourdes Conci Griebeler, a socialização, discussões e reflexões promovidas durante o seminário, com certeza deixou claro que, como educadores e docentes dessa ciência, precisamos estar sempre motivados para que possamos proporcional um ambiente motivacional, permitindo que os alunos sintam-se parte do processo e possam atuar como protagonistas na construção do conhecimento Matemático. Mesmo porque, a docência em Matemática, exige profissionais éticos, criativos, habilidosos, com conhecimento e que façam a diferença na vida dos educandos, adotando uma nova forma de ensinar, motivadora e desafiante.