Loading...

SOBRE O GEPE EM ONCOLOGIA

 

JUSTIFICATIVA

O ser humano ultrapassa suas condições fisiológicas e o trabalho interdisciplinar dos profissionais de saúde é fundamental para a compreensão do processo de adoecimento e a busca de ações preventivas e de cuidado com a saúde. A partir dessa perspectiva, como estudantes da área da saúde, torna-se necessário aprofundar a compreensão do processo saúde-doença considerando-o como um fenômeno complexo e realizar intervenções nesse sentido.
O adoecimento é, em diversos contextos contemporâneos, encarado como um inimigo que deve ser localizado, estudado e combatido. Nessa concepção, muitas vezes, o significado do adoecer é esquecido, cuidando apenas do órgão prejudicado, dividindo o indivíduo entre corpo e mente, esquecendo-se da história pregressa pessoal, familiar e social. 
Nesse sentido, o grupo de estudo em Oncologia surge com o objetivo de aprofundar os estudos da Saúde Coletiva, desenvolver projetos científicos e realizar atividades assistenciais voluntárias à comunidade. A atuação do grupo de estudo não deve se restringir a atividades como aulas, atendimentos clínicos ou iniciação científica intramuros. Ela também deve propiciar atividades de extensão universitária diversas, colocando o aluno em contato direto com a população, para que possa vivenciar os problemas mais prevalentes e desenvolver atividades de prevenção, reabilitação e de promoção da saúde. Isto deve favorecer a ampliação da visão dos problemas de saúde, habitualmente centrada nos aspectos biológicos, e a formação de profissionais de saúde generalistas.

OBJETIVO

Oportunizar uma formação adicional no campo da Saúde Coletiva, promovendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

INÍCIO DO GEPE: 2022

 

COORDENAÇÃO

Professores

Taiane Schneider

Liziara Silva Fraporti

Camila Machado

Orlando Luiz do Amaral Junior

CONTATO

Entre em contato pelo formulário e logo responderemos ;)

Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento