O tecido muscular esquelético possui a maior massa do corpo humano, com 45% do peso total. As lesões musculares podem ser causadas por contusões, estiramentos ou lacerações. A atual classificação separa as lesões entre leve, moderada e grave.
As disfunções e alterações osteomusculares consistem em doenças com propriedades inflamatórias, que lesionam os tecidos moles (ligamentos, músculos, cápsulas articulares e aponeuroses), incluindo lombalgias, cervicalgias, fibromialgias, mialgias em geral, sinovites, tendinites, epicondilites, entre outros distúrbios associados a essas condições, que podem provocar um processo de degradação progressiva que conduz a instauração do estado crônico do distúrbio, gerando incapacidades que reduzem a capacidade física, compromete atividade cotidiana e afeta seriamente a qualidade de vida dos indivíduos.
A Fisioterapia nessa área de atuação caracteriza-se como um dos grandes campos de atuação do profissional fisioterapeuta, a qual tem como objetivo avaliar, propor orientações educativas bem como estratégias de reabilitação para as diversas afecções que acometem o sistema musculoesquelético e repercutem na perda da capacidade funcional.
A atuação fisioterapêutica vem crescendo cada vez mais, permitindo atuar na promoção de saúde, prevenção, e principalmente no tratamento e na reabilitação das funções motoras e disfunções.
Diante dessa problemática é de extrema importância oportunizar aos acadêmicos do curso de Fisioterapia da UCEFF, a possibilidade de aprofundar seus estudos nessa área, pautados nas melhores evidências científicas disponíveis sobre o assunto, bem como desenvolver ao longo do tempo ações de pesquisa, a fim de aproximar os acadêmicos do meio cientifico, desenvolvendo estudos que possam contribuir para o avanço no conhecimento na área, bem como ações de extensão, aproximando a comunidade da universidade e propondo ações que visem melhorar a qualidade de vida e funcionalidade da população.
Realizar estudos, análises e projetos de pesquisa tendo como temática a disfunções e ou alterações do sistema musculoesquelético, desenvolvendo assim a pesquisa científica nos acadêmicos(as);
Aprofundar o conhecimento quanto à avaliação e reabilitação de disfunções e ou alterações que envolvam o sistema musculoesquelético;
Realizar atividades de extensão junto à comunidade incentivando à promoção e prevenção à saúde;
Promover discussões de forma continuada, capacitando os acadêmicos(as) ao pensamento crítico e científico aplicado para futuras atuações práticas.
Professor Jefferson Domingues Vieceli
Entre em contato pelo formulário e logo responderemos ;)