JUSTIFICATIVA
O ser humano ultrapassa suas condições fisiológicas e o trabalho interdisciplinar dos profissionais de saúde é fundamental para a compreensão do processo de adoecimento e a busca de ações preventivas e de cuidado com a saúde. A partir dessa perspectiva, como estudantes da área da saúde, torna-se necessário aprofundar a compreensão do processo saúde-doença considerando-o como um fenômeno complexo e realizar intervenções nesse sentido.
O adoecimento é, em diversos contextos contemporâneos, encarado como um inimigo que deve ser localizado, estudado e combatido. Nessa concepção, muitas vezes, o significado do adoecer é esquecido, cuidando apenas do órgão prejudicado, dividindo o indivíduo entre corpo e mente, esquecendo-se da história pregressa pessoal, familiar e social. Deve-se entender que [...] o ser é único, singular e que seu modo de existir, assim como adoecer, tem suas características próprias, de maneira original e individual (Conil, 2012).
Nesse sentido, o grupo de estudo em Saúde Coletiva surge com o objetivo de aprofundar os estudos da Saúde Coletiva, desenvolver projetos científicos e realizar atividades assistenciais voluntárias à comunidade. A atuação do grupo de estudo não deve se restringir a atividades como aulas, atendimentos clínicos ou iniciação científica intramuros. Ela também deve propiciar atividades de extensão universitária diversas, colocando o aluno em contato direto com a população, para que possa vivenciar os problemas mais prevalentes e desenvolver atividades de prevenção, reabilitação e de promoção da saúde. Isto deve favorecer a ampliação da visão dos problemas de saúde, habitualmente centrada nos aspectos biológicos, e a formação de profissionais de saúde generalistas.
Tendo em vista o objetivo da UNIDADE CENTRAL DE EDUCAÇÃO FAI FACULDADES - UCEFF em formar profissionais da saúde com uma visão multidisciplinar, compreendendo os fenômenos complexos da saúde e a crescente necessidade da humanização dos cuidados em saúde; o grupo de pesquisa em Saúde Coletiva surge como uma oportunidade de auxiliar na formação dos futuros profissionais da saúde com uma visão holística sobre os usuários dos serviços de saúde, inserindo os mesmos na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) oportunizando as vivências reais e facilitando a compreensão do processo saúde doença e seus determinantes, tendo estas vivências como uma importante ferramenta na formação dos profissionais de saúde, sobretudo no que se refere às equipes multiprofissionais.
Tendo como áreas de pesquisa: Determinantes sociais da saúde; Epidemiologia; Políticas públicas de saúde; Gestão em saúde; Saúde da mulher; Saúde da criança; Saúde do idoso; Saúde do homem; Bioética; Saúde do trabalhador.
Esta formação teórico-prático faz-se fundamental no processo de aprendizagem, trazendo uma oportunidade adicional na formação dos estudantes de saúde da UCEFF, oportunizando debates, estudos e pesquisas sobre as mais variadas temáticas no campo da Saúde Coletiva.
OBJETIVOS
Oportunizar uma formação adicional no campo da Saúde Coletiva, promovendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Objetivos Específicos:
-Realizar debates;
-Promover Reuniões Científicas;
- Elaborar projetos e produzir artigos científicos - PUBLICAR
-Participar de Projetos em colaboração com instituições públicas e privadas;
-Promoção de Saúde no que se refere à prevenção, diagnóstico, tratamento de agravos nos usuários dos serviços de saúde;
-Realização de pesquisas científicas;
-Promoção de eventos com foco em Saúde Coletiva.
Início: 2024
Professores: Dra. Taiane Schneider, Me. Debora Dalegrave, Mariana Ferreira Santos, Mário Sérgio Braga do Couto
Entre em contato pelo formulário e logo responderemos ;)