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PROJETOS E PESQUISAS

Iniciação científica

Iniciação científica e pesquisa: escolhendo caminhos, construindo conhecimento.

A UCEFF Itapiranga, tendo como objetivo principal a construção de conhecimentos condizentes com a realidade e necessidades culturais, científicas e técnicas, oportuniza aos acadêmicos e professores a realização das atividades de pesquisa (iniciação científica), que valorizam o trabalho em equipe e a interdisciplinaridade. Uma das metas do Ensino Superior concentra-se em proporcionar aos futuros profissionais, das diferentes áreas do conhecimento, oportunidades para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e de extensão. 
A Iniciação Científica dá-se mediante a operacionalização de um conjunto de ações e procedimentos específicos, tais como: incremento aos programas de iniciação científica, que oferecem modalidades de bolsas; inovação às linhas de pesquisa; acesso aos portais de pesquisa; apoio às pesquisas e eventos científicos; incentivo ao intercâmbio como, por exemplo, ao Programa Ciência sem Fronteiras (CSF). Além disso, grande parte dos cursos de graduação promove Mostras de Iniciação Científica em diversas áreas do conhecimento.

Articuladora: Fabiana Raquel Mühl

cep.itapiranga@uceff.edu.br 

Grupos de Estudo, Pesquisa e Extensão

Conheça os GEPE em atividade.

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COMITÊ DE ÉTICA

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário FAI, implantado no ano de 2015, é um colegiado inter e transdisciplinar, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, de natureza técnica-científica, que tem como finalidades regulamentar, analisar e fiscalizar a realização de pesquisas que envolvem seres humanos, o cumprimento das exigências éticas e científicas fundamentais à defesa dos interesses, da integridade e da dignidade dos participantes da pesquisa, de acordo com a Resolução Nº 466/12 – CNS/MS (Ciências da Saúde) e da Resolução Nº 510/16 – CNS/MS (Ciências humanas e Sociais).

O CEP é vinculado a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), órgão do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Ministério da Saúde (MS).
A Resolução Interna N° 20/2022 aprova o Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa e a Portaria Interna N° 109/2022 designa os Representantes do Colegiado do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário FAI, com registro e credenciamento na CONEP/CNS/MS pelo Ofício N° 64/2023/CONEP/SECNS/DGIP/SE/MS de 07 de Fevereiro de 2023.

OBJETIVOS DO CEP

  • Defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, garantindo o seu bem-estar e a adequação entre a competência do pesquisador e o projeto proposto;
  • Orientar o desenvolvimento da pesquisa institucional mediante a observância dos padrões éticos e científicos;
  • Analisar e emitir parecer de acordo com os princípios éticos, emanados pela Resolução CNS/MS Nº 466/12, Resolução CNS/MS Nº 510/16 e pelas normas e orientações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP);
  • Assegurar a formação continuada dos seus membros, dos pesquisadores da instituição e da comunidade acadêmica em geral.

Coordenadora do CEP

Dra. Fabiana Raquel Mühl
cep.itapiranga@uceff.edu.br

Membros do CEP

- Prof. Dra. Fabiana Raquel Mühl (Coordenadora)
- Prof. Dr. Anderson Clayton Rhoden
- Prof. Me. Carlos Henrique Mallmann
- Prof. Me. Fernanda Helaine Cidade
* Prof. Me. Neuri Antonio Feldmann - (vice-coordenador)
- Prof. Me. Eder Luis Heberle

 

Representante de Participante de Pesquisa - RPP
Elaine Simonetti Zappani - Ciências da Saúde 
Adriana Naue Stuelp - Ciências da Saúde

 

Aline Cristina Welfer | Funcionária Administrativa

sec.cep.itapiranga@uceff.edu.br

 

Como submeter um projeto ao CEP?

 

CONTATO

(49) 3678-8709

REVISTAS 

A UCEFF Itapiranga publica periodicamente edições de suas revistas eletrônicas. São diversas as publicações dos professores e acadêmicos separadas por áreas do conhecimento.

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Mostras Científicas

A UCEFF Itapiranga publica periodicamente as produções científicas apresentadas em eventos como: Agrotec, Semic, Micdir, InovaAgro. São diversas as publicações dos professores e acadêmicos separadas por áreas do conhecimento.

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