Regulamenta todas as instituições de educação superior do país. Para atender aos dispositivos legais, Lei Federal nº 10.861 de 14 de abril de 2004, Portaria do MEC/INEP2051/2004 entre outros mecanismos, a Autoavaliação Institucional é um processo permanente de construção e formação, tendo a finalidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior. É o aperfeiçoamento coletivo das práticas pedagógicas, além de fomentar o processo contínuo de avaliação que atenda aos interesses da comunidade.
A Comissão Própria de Avalição (CPA) da UCEFF é o órgão responsável pela condução dos processos de avaliação internos da instituição, pela sistematização e pela prestação das informações solicitadas pelo INEP.
É composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, bem como por membros da comunidade externa. A CPA está representada pelos seguintes membros:
Coordenador(a): Neuri Antonio Feldmann
Representante (s) Docente (s): Fabiana Raquel Mühl e Neuri Antonio Feldmann (Coord.)
Representante (s) Discente (s): Ana Luísa Bitencourt Bruxel e Emmely Sara Lapazin Weis
Representante (s) Técnico-Administrativo (s): Bruna Luisa Werlang e Gustavo Minuzzi Kloh
Representante (s) da Sociedade Civil Organizada: Carlise Welter Werlang e Mauro Luís Franzen
cpa.itapiranga@uceff.edu.br
Um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), a partir de diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.
O Enade é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004. É aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano do curso. Tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.