Loading...

NOTÍCIAS

07 Dez 2016

Acadêmicos formandos do curso de Matemática defendem trabalhos em banca

Nos dias 7, 8 e 29 de novembro os acadêmicos do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática apresentaram os Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) para uma banca avaliadora, composta pelos professores: Ilário Ruscheinsky, Jovita Rasch Bracht Juver, Maria Preis Welter, Daniel Skrsypcsak, Graciane Hammes, Mariane Schneider, Alain Baderha Kalema, Fabiana R. Muhl, Valdemir Land e Lourdes Conci Griebeler.

Os acadêmicos enfocaram os mais diversos temas relacionados ao ensino da Matemática, tais como: Nova visão sobre o ensino aprendizagem da Geometria; Dificuldades de aprendizagem Matemática: um olhar sobre a Discalculia; Um novo olhar para a Matemática: superando aversões; Aplicação da Matemática no estudo das Energias Renováveis; A aplicabilidade da Matemática Formal no cotidiano e sua relação com a Matemática Informal; Educação Financeira: aprendendo para a Vida; Aplicabilidade Matemática com ênfase na vida do aluno; Interdisciplinaridade no processo de ensino aprendizagem: res-significando o Saber Matemático; A Educação Matemática e sua influência no orçamento familiar; A importância da evolução do Saber Matemático na prática da vida cotidiana; A importância da interpretação para a resolução de problemas com cálculos matemáticos; Metodologias ativas para o ensino aprendizagem inter/transdisciplinar da Matemática; Relacionando teoria e prática para uma aprendizagem Matemática mais significativa e real.

Segundo os professores avaliadores, os temas socializados promoveram reflexões significativas entre acadêmicos e professores. Estes, defenderam os temas escolhidos como relevantes e necessários à ressignificação do Ensino da Matemática, no contexto atual. Ficou evidente que para uma prática docente coerente e de construção real e “viva” dos conhecimentos matemáticos, torna-se indispensável aliar a teoria à prática com a implementação de metodologias significativas, priorizando conteúdos que atendam às reais necessidades educativas dos alunos, no sentido de promover sua autonomia intelectual e inserção social.

Para a professora coordenadora, Lourdes Conci Griebeler, a banca com certeza, representou um momento especial na vida dos acadêmicos por compartilharem conhecimentos construídos ao longo do curso. \"Os temas são relevantes para uma Educação Matemática com encantamento e significação real. Parabéns a todos que se envolveram nesse processo: acadêmicos e professores\", destaca a coordenadora.

Matemática


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento