A partir deste ano o curso de Matemática adotou nova formatação à respeito da prática do Estágio Obrigatório, na disciplina de Estágio Supervisionado III. A prática do estágio, no Ensino Médio, além da atuação sala de aula, agregou 4 horas de oficinas de Matemática e ou Física, planejadas, articuladas e administradas pelos acadêmicos (em dupla), em parceria com o CEJA Centro de Educação de Jovens e Adultos e alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica São Vicente, de Itapiranga.
As oficinas, ministradas para os alunos que estudam nas escolas acima mencionadas, aconteceram nos dias 25 de outubro e 1 de novembro, em ambientes apropriados, na FAI Laboratório de Ensino, salas de aula, sala interativa e sala de bate papos.
As oficinas envolveram temas distintos e relevantes, tais como: Matemática Financeira, sob a responsabilidade dos acadêmicos Naiara Colliselli e Milton Paulus; O Lógico e o lúdico na Matemática, sob a responsabilidade dos acadêmicos Andressa Arnemann e Francisco Rother; Focando a Beleza da Matemática, pelas acadêmicas Tânia Marise Specht e Tatiane Taís Brisola Schneider; Geometria Aplicada no Cotidiano, com Marciane Lucia Bracht e Maico; Interdisciplinaridade no processo ensino aprendizagem da Matemática e da Física, sob a responsabilidade dos acadêmicos Bruna Heloisa Giehl, Samille Maria Kerkhoff e Tiago Dewes.
Segundo a coordenadora e professora orientadora da prática do estágio, professora Lourdes Conci Griebeler, a inclusão das oficinas pedagógicas amplia, contextualiza e aprofunda os conteúdos o que possibilita aos acadêmicos agregar mais conhecimento e segurança quanto à docência, a respeito das disciplinas de Matemática e Física. Além disso, leva à compreensão de que essas disciplinas podem ser trabalhadas amplamente, de forma interdisciplinar, lúdica, divertida, dinâmica e com significação real. Com essa prática, com certeza, tanto os alunos das escolas que participaram das oficinas, quanto os acadêmicos no papel de articuladores, agregaram novos conceitos e novas perspectivas acerca da Matemática e da Física e o entendimento da aplicabilidade real, dos conteúdos. Nosso carinho e gratidão, tanto ao CEJA, quanto à Escola de Educação Básica São Vicente, pela significativa parceria, seus professores a estudantes pelo esforço e integração, permitindo assim, aos acadêmicos do curso de Matemática da FAI, concluírem seu Projeto de Estágio. Parabéns aos acadêmicos pela escolha relevante dos temas, por valorizar e aproveitar a oportunidade e atuar de forma brilhante, enquanto articuladores da respectiva oficina.
A professora Maria Preis Weltar, titular da disciplina de Estágio Supervisionado III, também avaliou como positiva a atuação dos acadêmicos e a interação dos mesmos com os estudantes, durante a mediação dos conteúdos planejados para as oficinas.