Nesta quarta-feira, dia 28, o curso de Matemática da FAI Faculdades realizou o 4º Desafio Matemático. O evento teve abertura no auditório da instituição com participação dos professores, acadêmicos e estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e autoridades locais. O 4º ISMAT - Integração dos Saberes Matemáticos, é uma oportunidade de formação ampliada para acadêmicos e formação continuada para professores. Tem relevância no sentido de envolver docentes e acadêmicos em reflexões e vivências voltadas à construção do conhecimento matemático provocando e desafiando a todos para um ensino da Matemática e Física voltado às necessidades educativas dos estudantes e com significação real.
Em sua 4ª edição, o ISMAT foi pautado no tema \"A Práxis Matemática: o caminho do ReEncantamento, conforme a coordenadora do Curso de Matemática e organizadora do evento, Lourdes Conci Griebeler: o evento oportuniza reflexões que promovem uma nova maneira de fundamentar a aprendizagem, quando se quer valorizar o desenvolvimento de competências para a vida e para o mundo do trabalho, contribuindo para o aperfeiçoamento dos aspectos relacionados ao saber, ao saber fazer e ao saber ser, como docentes da área, e a concepção de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos;
Os alunos, após a abertura deslocaram-se para um sala organizada especialmente para a realização ao 4º Desafio Matemático, uma competição que contou com a participação de 18 duplas de alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas da região, com o intuito de integrar, persuadir e desafiar em relação à saberes matemáticos desafiadores.
Os professores inscritos, permaneceram no auditório, e foram envolvidos com a palestra sobre o tema: O papel do professor de Matemática na sociedade em que vivemos, com o professor Dr. Gustavo Reis de Porto Alegre, e posteriormente, com a palestra uma sob o tema Da beleza da Matemática que inspira à força da Matemática que se usa com o professor Dr. João Frederico da Costa Azevedo Mayer da UNICAMP. As palestras enfatizaram o ensino da matemática como inspiração e modelo para os alunos, de forma mais prática e encantadora.
Na turno vespertino, os alunos deram sequência às atividades relacionadas ao 4º Desafio Matemático, com provas aleatórias de conhecimento e interação, finalizando o dia de desafios e conhecimentos agregados com premiação para cinco primeiras duplas colocadas.
No turno vespertino, os professores, se envolveram em oficinas específicas sobre assuntos relevantes ao ensino da Matemática, tais como:
Oficina 1: Física: Mecânica Ondulatória, com o professor Ir. Santos Diez Arribas.
Oficina 2: Oficina de Trigonometria usando o Software Geogebra com o professor Dr. Vitor José Petry.
Oficina 3: Ensino da matemática através de metodologias ativas, com o professor Ms. Greyson Alberto Rech.
Minicurso 4: Modelagem Matemática, com o professor Pedro Augusto Pereira Borges.
Já, os alunos receberam Certificado de Participação no Desafio Matemático e as duplas vencedoras ganharam premiação em dinheiro;
Nessa edição, os vencedores foram:
1º lugar:
Equipe 05 | GUILHERME MATEUS JUNGES | KELWIN EGEWARTH | Escola de Educação Básica Santo Antônio | Itapiranga | primeiro lugar |
2º lugar:
Equipe 14 | Guilherme Formagini | MERLIN CRISTINA VOGT | Escola de Educação Básica Santa Helena | Santa Helena | segundo lugar |
3º lugar:
Equipe 06 | Milena Elise Giehl | WANDER LUCAS | Escola de Educação Básica São José | Itapiranga | terceiro lugar |
4º lugar:
Equipe 10 | CLEISON FELIPE WOLFART | IVAN INÁCIO BRESSLER | Escola de Educação Básica Cristo Rei | São João do Oeste | quarto lugar |
5º lugar:
Equipe 11 | MELANIA SANTER | RICARDO ANDREIS BALBINOT | Escola de Educação Básica Everardo Backheuser | Descanso | quinto lugar |
O curso, de forma especial, agradece aos articuladores, colaboradores da instituição e aos educadores que comparecem e se evelveram na 4ª edição do ISMAT, bem como
aos acadêmicos de Cursos de Matemática UFFS - Campus de Chapecó.