Loading...

NOTÍCIAS

28 Set 2016

Curso de Matemática promove o 4º Ismat e Desafio Matemático

Nesta quarta-feira, dia 28, o curso de Matemática da FAI Faculdades realizou o 4º Desafio Matemático. O evento teve abertura no auditório da instituição com participação dos professores, acadêmicos e estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e autoridades locais. O 4º ISMAT - Integração dos Saberes Matemáticos, é uma oportunidade de formação ampliada para acadêmicos e formação continuada para professores. Tem relevância no sentido de envolver docentes e acadêmicos em reflexões e vivências voltadas à construção do conhecimento matemático “provocando” e desafiando a todos para um ensino da Matemática e Física voltado às necessidades educativas dos estudantes e com significação real.

Em sua 4ª edição, o ISMAT foi pautado no tema \"A Práxis Matemática: o caminho do ReEncantamento”, conforme a coordenadora do Curso de Matemática e organizadora do evento, Lourdes Conci Griebeler: o evento oportuniza reflexões que promovem uma nova maneira de fundamentar a aprendizagem, quando se quer valorizar o desenvolvimento de competências para a vida e para o mundo do trabalho, contribuindo para o aperfeiçoamento dos aspectos relacionados ao saber, ao saber fazer e ao saber ser, como docentes da área, e a concepção de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos;

Os alunos, após a abertura deslocaram-se para um sala organizada especialmente para a realização ao 4º Desafio Matemático, uma competição que contou com a participação de 18 duplas de alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas da região, com o intuito de integrar, persuadir e desafiar em relação à saberes matemáticos desafiadores.

Os professores inscritos, permaneceram no auditório, e foram envolvidos com a palestra sobre o tema: “O papel do professor de Matemática na sociedade em que vivemos”, com o professor Dr. Gustavo Reis de Porto Alegre, e posteriormente, com a palestra uma sob o tema “Da beleza da Matemática que inspira à força da Matemática que se usa” com o professor Dr. João Frederico da Costa Azevedo Mayer da UNICAMP. As palestras enfatizaram o ensino da matemática como inspiração e modelo para os alunos, de forma mais prática e encantadora.

Na turno vespertino, os alunos deram sequência às atividades relacionadas ao 4º Desafio Matemático, com provas aleatórias de conhecimento e interação, finalizando o dia de desafios e conhecimentos agregados com premiação para cinco primeiras duplas colocadas.

No turno vespertino, os professores, se envolveram em oficinas específicas sobre assuntos relevantes ao ensino da Matemática, tais como:

Oficina 1: Física: Mecânica Ondulatória, com o professor Ir. Santos Diez Arribas.

Oficina 2: Oficina de Trigonometria usando o Software Geogebra– com o professor Dr. Vitor José Petry.

Oficina 3: Ensino da matemática através de metodologias ativas, com o professor Ms. Greyson Alberto Rech.

Minicurso 4: Modelagem Matemática, com o professor Pedro Augusto Pereira Borges.

Já, os alunos receberam Certificado de Participação no Desafio Matemático e as duplas vencedoras ganharam premiação em dinheiro;

Nessa edição, os vencedores foram:

1º lugar:

Equipe 05 GUILHERME MATEUS JUNGES KELWIN EGEWARTH Escola de Educação Básica Santo Antônio Itapiranga primeiro lugar

2º lugar:

Equipe 14 Guilherme Formagini MERLIN CRISTINA VOGT Escola de Educação Básica Santa Helena Santa Helena segundo lugar

3º lugar:

Equipe 06 Milena Elise Giehl WANDER LUCAS Escola de Educação Básica São José Itapiranga terceiro lugar

4º lugar:

Equipe 10 CLEISON FELIPE WOLFART IVAN INÁCIO BRESSLER Escola de Educação Básica Cristo Rei São João do Oeste quarto lugar

5º lugar:

Equipe 11 MELANIA SANTER RICARDO ANDREIS BALBINOT Escola de Educação Básica Everardo Backheuser Descanso quinto lugar

O curso, de forma especial, agradece aos articuladores, colaboradores da instituição e aos educadores que comparecem e se evelveram na 4ª edição do ISMAT, bem como

aos acadêmicos de Cursos de Matemática UFFS - Campus de Chapecó.

Matemática


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento