Nesta segunda-feira (6/10) o curso de Licenciatura em Matemática da FAI Faculdades está promovendo o 2º Ismat - Integração de Saberes Matemáticos e o 2º Desafio da Matemática. O evento iniciou na Sociedade Imigrantes com palestra do professor Ari Friedrich sobre \"Res-Significando Saberes Matemáticos\" para professores e alunos de toda região.
Após o intervalo os alunos de 3º ano do Ensino Médio inscritos no Desafio se deslocaram até o Ginásio de Esportes da EEB São Vicente onde acontece a disputa entre 31 duplas e os professores ficaram na Imigrantes para uma oficina de Matemática com o professor Ari. O almoço será servido no Pavilhão da Igreja Matriz e a tarde os alunos continuam no ginásio com o Desafio e os professores participam de diversas oficinas na área da Matemática nas salas da FAI Faculdades.
Em sua 2ª edição, o Ismat está pautado no tema Res-significando Saberes Matemáticos com um olhar de percepção e relação entre os saberes produzidos e a prática docente no ensino da Matemática e da Física e tem como objetivos: oportunizar reflexões que promovam a superação da equivocidade que envolve o Ensino da Matemática e da Física, contribuindo para o aperfeiçoamento dos aspectos relacionados ao saber, ao saber-fazer e ao saber ser, como docentes da área; construir e reconhecer metodologias alternativas para uma Educação Matemática que faça a diferença e marque positivamente a vida dos alunos. Uma Educação Matemática diferenciada, viva e prazerosa; e, res-significar conhecimentos, vivenciando práticas docentes relevantes e que contribuam para a melhoria do ensino da Matemática e da Física nas escolas, e que favoreçam a construção do conhecimento de modo significativo.
Paralelo ao ISMAT, acontece o 2º Desafio Matemático envolvendo alunos do 3º ano do Ensino Médio das escolas da região, e tem como objetivos: instigar nos alunos o interesse pela matemática; fomentar os conhecimentos através da ação investigadora do desafio; motivar os alunos na construção de conhecimentos no âmbito das ciências exatas, através da ludicidade, do encantamento e do gosto pela matemática.
O Desafio Matemático, além de contribuir para o desenvolvimento social do estudante, possibilita o aperfeiçoamento de habilidades, como: a atenção, a paciência, a imaginação, a criatividade, a capacidade de interpretar, analisar, investigar, construir, conceituar, argumentar, sintetizar, criticar, definir e avaliar.
A palestra e oficinas estão sendo trabalhadas pelos professores Ari Friedrich Res-significando Saberes Matemáticos; Prof. Ir Santos Diez Ribas Oficina: Metodologias Alternativas para o Ensino da Física; Prof. Douglas Josiel Oficina: Geogebra aplicado em funções do 1º e 2º graus; Roque Jungbluth Oficina: Geogebra Aplicado em Geometria Plana; Prof. Eder Weber Alvarenga: Oficina: Aplicações Matemáticas na Lousa Digital.