Para sair um pouco das literaturas, dos pensamentos e das teorias, o curso de Matemática da FAI Faculdades na disciplina - Inclusão e Diversidade - sob a coordenação da professora Lourdes Conci Griebeler, convidou dois profissionais da área: professores Lauro Nedel e Maria Inês Michels Urnau. Ele professor aposentado e ela diretora da APAE de Itapiranga.
O professor Lauro abordou o tema uma paternidade marcada pelo formidável exercício da inclusão e respeito à diversidade do próprio filho deficiente, Carlos Nedel, já falecido e a professora Maria Inês falou sobre a dedicação profissional marcada pela educação de qualidade para todos, especialmente para os deficientes da APAE Itapiranga.
Após um amplo debate e socialização, foram alcançados os objetivos gerais do encontro, ficando claro que apesar dos desafios e dilemas no processo de inclusão social, é possível conviver com as diferenças.
Segundo a coordenadora do curso, o envolvimento dos acadêmicos no debate e socialização produzidos na aula interativa, deixaram claro que deficiências são inerentes aos sujeitos, constituem sua subjetividade, porém não definem sua essência, mas determinam modos de ser ou estar no mundo. E que, a construção de uma relação familiar ou escolar amorosa, de respeito e motivação, gera acessibilidade e oportunidade de inclusão social.
Texto: professor Alain Baderha Kalema, titular da disciplina Inclusão e Diversidade