Loading...

NOTÍCIAS

15 Set 2014

Acadêmicos de Matemática constroem conhecimentos através de aulas práticas

O Curso de Matemática da FAI Faculdades de Itapiranga tem como objetivo maior formar profissionais habilitados para exercer a docência em escolas de Ensino fundamental e Médio. E, para permitir que os acadêmicos agreguem conhecimentos matemáticos favoráveis à exigências e desafios da Educação, os docentes do curso, fomentam vivências de situações de ensino-aprendizagem de forma diferenciada, inovadora e de qualidade.

Entre tantas metodologias se destacam as aulas práticas, nas quais os acadêmicos constroem o conhecimento fazendo investigações matemáticas de situações reais, construção de materiais necessários às investigações, além de pesquisas bibliográficas que posteriormente – em aulas práticas, comprovarão as investigações comprovadas com a exploração de materiais didáticos produzidos pelos acadêmicos e/ou materiais laboratoriais. Dessa forma, o conhecimento é adquirido com significação e permitirá que o acadêmico, no exercício da docência, seja o protagonista no sentido de transformar a escola num lugar de produção do conhecimento, rompendo o discurso de que a teoria e a prática estão em campos diferentes. É necessário reconhecer que, qualquer atividade matemática a ser construída precisa de técnicas e é uma oportunidade para aprender e vivenciar conhecimentos com significação real. E, entender que qualquer atividade matemática também é uma atividade humana.

As aulas práticas de Fundamentos de Matemática II, desenvolvidas numa abordagem de Trigonometria e de Geometria II, comprovaram a importância de permitir que o acadêmico seja o protagonista do processo.

Após investigações de situações reais, e construção de “inclinômetros” e/ou “teodolitos” e outros materiais, os acadêmicos vivenciaram conhecimentos efetuando medidas de alturas, distâncias e ângulos de diferentes ambientes da Instituição e de seu entorno. Num segundo momento, aplicando a técnica da triangulação e a Lei dos Senos e Lei dos Cossenos, calcularam a largura da Rua Carlos Kummer, rua de acesso à FAI Faculdades.

Já, no laboratório de Ensino, abordando o estudo de Geometria Espacial, os acadêmicos se envolveram em aulas práticas sendo que, na oportunidade confeccionaram jogos envolvendo poliedros e suas propriedades com a finalidade de usá-los, no futuro, nas aulas de estágio e também, na sua vida profissional como professor. Além disso, para provar e mostrar a importância do estudo do volume utilizou-se material concreto onde os acadêmicos puderam verificar a relação de equivalência entre 1 dm3 e 1 litro, estabelecendo a verdade que em um cubo de 10 cm de aresta cabem 1.000 cm3 ou 1.000 ml, comprovando também que 1 cm3 é igual a 1 ml e como 1 litro é igual a 1.000 ml, provou-se então, que realmente 1 dm3 é igual a 1 litro. Também foram testadas algumas embalagens como um copo descartável e uma garrafa de refrigerante, verificando-se a veracidade da informação referente a capacidade registrada em cada recipiente.

É importante o professor trabalhar jogos (ludicidade) e usar materiais concretos em suas aulas de matemática, tornando-as assim mais atrativas, dinâmicas e prazerosas, sem contar que os conteúdos serão melhor compreendidos pelos alunos e a construção do conhecimento mais eficiente.

Matemática


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento