No dia 15 de março os acadêmicos do curso de Matemática, turma 74, envolveram-se num seminário temático sob o tema A arte de falar com elegância, beleza e consistência. O seminário teve como articulador o profissional Gilvane Kern, Gerente de Marketing e Comunicação da Sicoob Itapiranga, que conduziu os trabalhos de forma brilhante.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Lourdes Conci Griebeler, o seminário teve como principais objetivos:
- Aperfeiçoar e valorizar a comunicação oral aplicando técnicas e exercícios de dicção, voz e oratória, fortalecendo a autoestima e aprimorando a capacidade de comunicar-se publicamente com eficiência, postura, desenvoltura, consistência e naturalidade.
- Socializar situações vencedoras de oralidade que orientam a projeção de uma imagem confiante e simpática, em qualquer ambiente, bem como aperfeiçoar a capacidade de contornar situações difíceis e inesperadas usando o humor, a emoção e a presença de espírito.
- Levar o acadêmico ao autoconhecimento e autodesenvolvimento, melhorando a habilidade de ouvir, falar e ser compreendido, criando uma relação confiável buscando o que há de melhor nas pessoas.
- Discutir a oralidade e sua interferência nas relações interpessoais e influência nas relações vivenciadas em casa, no ambiente de trabalho mais precisamente em escolas e na sociedade.
Segundo o professor Gilvane Kern, \"a comunicação é um dos requisitos mais básicos para qualquer pessoa ser bem sucedida, tanto no campo pessoal, quanto profissional. Além de ter boas ideias, é fundamental saber expressá-las. O seminário de oratória, voltado para o ato de falar com elegância e consistência, vai ajudar os acadêmicos do curso de matemática, futuros educadores, a desenvolver estratégias eficazes de comunicação, atingindo de forma mais plena seus objetivos.
Para a professora Lourdes, com certeza as abordagens de um estudo prático e técnico que caracterizou o momento, contribuíram significativamente no sentido de gerar competências comportamentais favoráveis a um bom desempenho e relacionamento agradável dos acadêmicos com o corpo docente e discente das escolas onde atuam ou atuarão, no exercício da docência. Como profissional da Educação, além de competência e conhecimento, o professor precisa ter o dom da oralidade no sentido de influenciar, positivamente seus alunos e fluir melhor o seu trabalho. \"Entender que quando comunicamos algo para um pequeno ou grande grupo exige formas diferentes de oratória e que devem ser condizentes com as expectativas que cada ouvinte tem\".
Enfim, estabelecer uma comunicação de forma natural, com linguagem e postura corretas, com consistência, bom humor, emoção e pautada na verdade (conhecimento) tem consequências positivas na nossa vida pessoal e profissional.