Em aulas de Física II, sob a coordenação do professor titular da disciplina, Amadeu Teloeken, os acadêmicos da turma 64 do curso de Matemática da FAI Faculdades, foram desafiados a construírem equipamentos como material didático para serem explorados nas aulas e obter assim melhores resultados na aprendizagem, bem como uma preparação eficiente para a docência. Num segundo momento, os acadêmicos socializaram os bons resultados obtidos após exploração do material produzido.
Segundo o professor Amadeu Teloeken, o projeto, além da instrumentalização das aulas de Física II, visou mostrar que com poucos recursos é possível construir equipamentos que auxiliam na aprendizagem significativa dos conteúdos da Física. Foi lançado aos alunos o desafio de construir os equipamentos usando materiais de sucata e de baixo valor e que possam ser úteis, para comprovar e demonstrar algum conteúdo da física a serem explorados.
A elaboração envolveu pesquisas e a construção dos equipamentos com supervisão do professor, em aula e, em sua maior parte extraclasse.
Os equipamentos foram utilizados para estudar e demonstrar:
- O funcionamento de máquinas simples - sistemas de roldanas;
- Eletromagnetismo - objetos que flutuam;
- Movimento circular e transmissão de movimento circular - engrenagens e o funcionamento do diferencial em automóveis, marchas em uma bicicleta e transmissões que aumentam a força ou a velocidade;
- Calor e eletricidade - o uso da eletricidade para a geração de calor.
O projeto desenvolvido atendeu às expectativas de construção do conhecimento, esperada pelos acadêmicos, e justifica a dinâmica de trabalho e aprendizagem que o curso oferece.
\"A interação dos acadêmicos promoveu um ambiente favorável de construção do saber além de possibilitar aos mesmos serem protagonistas do processo educativo, aprendendo sem necessidade de fragmentar conhecimentos e conteúdo. O estudo favoreceu o desenvolvimento da autonomia intelectual dos acadêmicos tanto desejada como resultado máximo da aprendizagem\", explica o professor.