A comitiva composta pela acadêmica egressa da FAI Faculdades Ivânea Clari Back Rohden, a acadêmica Denise Rose Bracht Fank, além dos coordenadores da Pós-Graduação, Prof. Msc Adilson José Fabris e do Curso de Ciências Contábeis Prof. Msc. Odir Luiz Fank, apresentaram pesquisa realizada ou estudos na IX Jornada Interdisciplinares de Estudos Agrários e Agroindustriais na Argentina. O Evento ocorreu entre os dias 29 de outubro a 01 de novembro de 2015 na Faculdade de Ciências Econômicas de Buenos Aires e contou com participação de pesquisadores dos Países do Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Argentina e Brasil.
Para a egressa da FAI Faculdades, Ivânea Clari Back Rohden, é muito gratificante ter um artigo aprovado e tido a oportunidade de participar da IX Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales Argentinos y Latinoamericanos. O objetivo do estudo apresentado foi de analisar os custos para implantação de cisternas para a captação de água da chuva em propriedades com atividade pecuária instaladas nos municípios de abrangência da 31° SDR, visto que está se tornando uma necessidade e já é realidade em muitas propriedades rurais na nossa região.
A pesquisa em si foi muito interessante, em poder apresentar e auxiliar em decisões de investimentos dos administradores rurais. Quanto ao Congresso, foi relevante a troca de experiências e informações com os demais participantes, sendo a maioria doutores, mestres e estudantes do país vizinho, que apresentaram as suas pesquisas, muitas destas aplicáveis a nossa região, como outros estudos inovadores para toda a Área Agrícola e as ciências que envolve. Este estudo já havia sido selecionado pela SED e fui contemplada com Bolsa de Especialização do Programa UNIEDU no ano de 2013.
Para o professor Adilson, a troca de informações e experiências entre participantes de países latinos, demonstrou a equidade na preocupação do desenvolvimento de técnicas inovadoras capazes de melhorar as condições estruturais, contribuindo para a eficiência produtiva do setor primário, é um desavio em muitos países. O desafio perpassa pela várias etapas da formação acadêmica, na iniciação científica das Instituições de Ensino Superior que podem propor soluções de melhorias nos diversos setores produtivos locais, concluiu Fabris.
Para o coordenador Odir Luiz Fank, foi importante participar do Congresso que discutiu as temáticas mercadológicas, econômicas, as relações de trabalho e os aspectos sociais. Nas apresentações observou-se que muitas temáticas não são abordadas no meio acadêmico, mas refletem uma realidade econômica importante para as regiões de estudo. Assim, fica o desafio de buscar novas tendências para o desenvolvimento, bem como estudos que retratam a relevância da extremo oeste catarinense nos aspectos econômicos, sociais e reflexo do uso do meio ambiente.