De 30 de outubro a 2 de novembro, a professora da FAI Faculdades Otília Maria Dill Wohlfart participou, em Montevidéu - Uruguay, do seminário internacional o LESPEC, I Seminario Latinoamericano de Educación Superior en Perspectiva Comparada tendo como tema central Descolonialidad del saber y de los processos educativos en los contextos de América Latina y el Caribe y de África Austral, no qual apresentou o artigo El dilema de ser maestro y la inclusión: reflexiones sobre la experiência de ser maestro en el contexto educacional con alunos especiales en clases comunes.
A pesquisa envolveu vários países da América Latina e demonstrou a urgência de se rever a questão da educação especial correlacionada à educação inclusiva. Ao longo dos dias, foram vários os programas efetivados em conformidade com o cronograma do seminário. Além de visitas guiadas a espaços públicos e históricos de Montevideo, também ocorreram mesas de debate eficientemente organizadas pelos profissionais da educação Dra Marialva Moog Pinto, Dr Enrique Martinez e Dra Cláudia Battestin.
O convite partiu do curso de mestrado em Educação da URI, câmpus de Frederico Westphalen, haja vista que a professora Otília está cursando o mestrado em Letras por essa instituição. Após submissão do artigo, com o comprovante de aprovação pela IUSUR (Instituto Universitario Sudamericano), foram feitos os trâmites com os demais participantes da URI, Mestrado em Educação, para a viagem que culminou nesse encontro em contexto internacional.
O seminário contou com temas muito atuais, abordando questões como Perspectivas regionales y desafios globales en Educación Superior, ciência y tecnologia. As falas e os debates forma proferidos por pessoas muito bem conceituadas na área da educação superior em âmbito global, destacando a presença de representantes de vários países da América Latina, através de instituições renomadas, especialmente da UNESCO, do Conselho de Formação em Educação ANEP, UBA- Buenos Aires ( Argentina) MEC do Uruguay, IUSUR Uruguay e Argentina, Udelar Uruguay, UNISINOS, UNOCHAPECÓ, UDESC, UNIPLAC e da URI Brasil.
O desafio maior será o de transformar-se e melhorar a educação em âmbito regional e partir para o global. \"A experiência de apresentar para um público tão seleto deu a certeza de que podemos fazer mais do que pensamos ser capazes. Devemos ainda nos conscientizar de que está na hora de fazermos acontecer aquilo que sonhamos para a educação: mudanças, melhorias e reconhecimento profissional\", desta Otilia. A professora atua na rede municipal de Itapiranga como professora de Língua Inglesa, Escola Municipal Funei, e como professora da FAI Faculdades, ministrando as disciplinas relacionadas à Lingua Portuguesa e Inglesa em vários cursos.
Otília reconhece e agradece ao apoio recebido por estas instituições, em seus momentos de afastamento, bem como a estima dos seus colegas.