A coordenadora do curso de Administração da FAI Faculdades, Profª Rosiane Oswald, acompanhou uma comitiva de 27 membros prefeitos, empresários, professores e representantes de entidades catarinenses, estiveram visitando quatro países da Europa, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha, entre os dias 16 a 31 de maio do corrente ano.
Os objetivos principais estavam focados na sustentabilidade, energias renováveis, resíduos sólidos, associativismo em pequenas propriedades e mobilidade urbana. A comissão buscou essencialmente conhecer atividades já consolidadas que pudessem ser aplicadas no Brasil.
Para a professora merecem destaque: em Portugal, visitou-se a Prefeitura Municipal de Lisboa. Na oportunidade conhecemos o sistema de Internet ampla e disponível nos centros da cidade. Como também, Painéis eletrônicos informativos com previsão do tempo, principais notícias, nível de poluição da cidade, eventos, e outros. A comissão teve acesso as informações de como ocorre à Política Pública de Planejamento de Lisboa e o destaque foi o Orçamento Participativo, este vinculado a votação em site. Cabe destacar o excelente trabalho que Lisboa realiza no que tange a mobilidade urbana. Não há congestionamentos e há excelentes incentivos do governo para o uso do sistema público de transporte e de bicicleta.
Em Portugal, visitou-se a cidade de Moura, onde está localizado um parque fotovoltaico com área de 250 hectares. Considerada energia limpa para não gerar nenhum impacto ambiental. Portugal é um dos três países europeus com maior potencialidade de aproveitamento de energia solar. Capacidade de 46,41 MW de pico, podendo abastecer de energia elétrica cerca de 30 mil lares (93GWh/ano). A absorção da luz solar é feita por 2.520 seguidores solares azimutais com 104 painéis cada um. Esse sistema evita a emissão de cerca de 86 mil toneladas de dióxido de carbono.
Conhecemos Barcelona, esta que é a maior cidade e a capital da comunidade autônoma da Catalunha, com cerca de 1,6 milhão de habitantes. Na cidade, esteve no roteiro o Porto de Barcelona considerado o mais importante do Mediterrâneo em tonelagem de mercadorias e contentores (contêiner). Importante centro de cultura, economia e política, Barcelona é uma referência não só dentro da Espanha como também no contexto da União Europeia.
Realizou-se uma visita a Prefeitura Municipal de Barcelona, onde conhecemos o Sistema de Governo, Modernidade Urbana, como também a importância de documentar e manter a história local e do país. Mobilidade e alternativas de sustentabilidade. Um exemplo: 500 mil bicicletas são usadas como transporte público em Barcelona.
Visitamos os investimentos maciços da cidade de Barcelona, oriundos dos jogos Olímpicos de Verão de 1992, a cidade viveu uma etapa de grandes transformações que deram lugar a obras que são hoje o cartão postal da cidade.
Realizamos uma visita técnica para conhecermos o sistema ENVAC Sistema de coleta de lixo à vácuo. Ao invés de latas de lixo e caminhões coletores, os catalães resolveram utilizar o sistema Envac para retirar os resíduos sólidos das ruas. Um sistema de tubos que passam por até 5 metros da superfície até chegar à unidade coletora do lixo na periferia. Foi a maneira mais limpa que a prefeitura de Barcelona encontrou para coletar o lixo na cidade. Evitando assim, a circulação de caminhões coletores pelas ruas e gerando uma economia positiva nos gastos do governo.
Já na Itália conhecemos a Emília Romana. Terra privilegiada, rica em hortas e pastos, há muito tempo oferece aos próprios habitantes e ao mundo produtos reconhecidos como genuínos. É o caso do presunto de Parma, o Copa, o queijo parmesão, a mortadela fresca e o vinagre balsâmico (considerado o mais nobre do mundo). Boa parte do sustento, portanto, tem origem na produção de alimentos.
Realizamos uma visita técnica a Fábrica de Aceto Balsâmico. O vinagre balsâmico ou aceto balsamico, em italiano, é um produto distinto devido ao seu processo de elaboração e às características aromáticas que adquire. De qualidade e sabor inigualáveis, o mais conhecido é o \"Vinagre Balsâmico Tradicional de Modena\" que é protegido por uma \"Denominação de Origem Controlada-DOC\" desde 1983.
O consórcio de famílias para produção tem ganho destaque forte na região. Tradição familiar e tecnologia. Foi possível perceber que esta combinação funciona muito bem na Europa.
E por fim, na Alemanha, conhecemos Frankfurt. Sendo que esta é a única cidade alemã listada como uma das dez cidades globais alfa do mundo. Localizada na Antiga Zona de Ocupação Americana na Alemanha e era antigamente a cidade sede do Exército dos Estados Unidos na Alemanha. Em 2011, a companhia Mercer apontou Frankfurt como a 7º cidade em qualidade de vida do mundo.
Tivemos oportunidade de viajar por parte do interior da Alemanha onde foi possível perceber como é comum na Europa as famílias do interior construírem casas próximas umas das outras, localizadas perto de suas plantações, o que gera menos custo dos governos com a rede de energia elétrica, esgoto e estradas. Ou seja, se encontra uma estrutura completa nestas comunidades.
Neste trajeto, fomos conhecer uma propriedade Rural que tem implantado um sistema de geração de energia renovável conhecido como Parafuso de Arquimedes. Turbina para geração de energia sem impacto ambiental. A sua invenção é atribuída a Arquimedes. O Parafuso de Arquimedes é capaz de bombear com eficiência: água, lama, esgoto e até partículas sólidas como grãos, com extrema segurança. São cerca de 400 turbinas instaladas na Europa nos 15 anos de existência do equipamento, e no Brasil a primeira deverá ser instalada no Rio de Janeiro.