Os acadêmicos do 7º semestre de Ciências Contábeis da UCEFF Itapiranga participaram na última semana de palestra com Tiago Silva, Auditor Fiscal da Receita Federal de Santo Angelo/RS, com objetivo de conhecer a atuação do auditor na fiscalização das negociações de compra e venda de mercadorias, bem como os cálculos e o recolhimento de tributos federais. Na oportunidade o auditor repassou dicas sobre como estudar para concursos e ainda como se programar para a carreira profissional.
A proposta inicial em proporcionar aos acadêmicos a vivência de profissionais que atuam na área de auditoria teve o apoio da coordenadora do curso, professora Rosiane Oswald, que instiga os professores a buscarem meios para integrar a teoria à prática. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Auditoria Contábil.
Nesta ocasião, o auditor Tiago Silva, descreveu e apresentou sua experiência profissional com atuação nos diversos setores da Receita Federal, apresentando o resultado de pesquisas sobre a sonegação fiscal no Brasil e o trabalho deste órgão junto às empresas. Destacou que boa parte das irregularidades observadas no seu trabalho ocorre por falhas nos cálculos e atrasos no recolhimento dos tributos. Destacou a importância do comprometido dos futuros contadores em buscar formas corretas de interpretar e entender a legislação quanto ao quesito da contabilidade fiscal e tributária. Quanto a este aspecto, os acadêmicos puderam tirar dúvidas e dialogar diretamente com o auditor, que possui o outro viés, ou seja, que audita os lançamentos efetuado pela contabilidade das empresas.
Como segundo momento da noite, Tiago Silva, que é natural de Iporã do Oeste, passou a contar suas vivências e dicas sobre a vida profissional e as possibilidades de concursos. Tiago apresentou estratégias de estudos, focou a importâncias dos acadêmicos em dedicarem-se aos estudos, seja na graduação ou mesmo após a conclusão deste. Tirou dúvidas sobre os métodos de estudos, formas de agregar conhecimento e sobretudo, frisou a relevância da disciplina e hábitos de estudos, o que chamou bastante a atenção dos acadêmicos.
Para o professor da disciplina, Adilson José Fabris, esta atividade possibilitou a integração dos acadêmicos com profissionais da auditoria, despertou a importância da educação continuada e a relação dos conteúdos e atividades trabalhados em sala de aula com a realidade apresentada pelo Auditor.