As atividades da viagem de estudos da Disciplina de Desenvolvimento Regional ministrada pelo Prof. Vianei Luis Hammerschmitt, tem por objetivo conhecer estratégias de gestão de espaços e oportunidades construídas a partir de pequenas ações integradas que a médio longo prazo geram ações integradas de desenvolvimento sustentável que contribuem na questão alimentícia, energética e social na medida em que gera emprego, renda e fortalecimento dos atores locais.
Dessa forma, na parte da manha aconteceu a vista a em presa de Lácteos TIROL empresa que recebeu a Premiação do Top of Mind 2016 da Folha de São Paulo. O prêmio, que está em sua 26ª edição, reconhece as marcas mais lembradas pelos brasileiros em diversas categorias, em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha. Neste ano, 217 municípios foram visitados e mais de 7 mil pessoas foram entrevistadas de Norte a Sul do Brasil. A Tirol não somente foi citada na pesquisa, como conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio como a Marca Destaque da Região Sul do País, categoria que reconhece empresas e marcas que são líderes de lembrança de marca, independente da categoria de produto.
Na parte da tarde a turma visitou a vinícola Villaggio Grando que está localizado na região de Herciliópolis, Município de Água Doce, nos campos de altitude de Santa Catarina em um planalto de características ímpares de solo e clima, próprios para o desenvolvimento de vinhedos que resultam em uvas de características únicas. Os locais para implantação são escolhidos a partir de inúmeras pesquisas que englobam: ventos, localização, solo, altitude, umidade e, principalmente, adaptação e qualidade da planta e da uva. Com o inverno rigoroso e o clima bem definido para cada estação, é possível uma maturação lenta dos cachos proporcionando colheitas mais tardias, finalizando-as apenas no mês de Maio, para todos os vinhos, com exceção do nosso colheita tardia, colhido em junho após as primeiras geadas o que resulta em vinhos bem estruturados e de vida longa, incluindo os brancos, que podem passar de 6 anos de garrafa, além da produção de álcool natural, fato que ocorre apenas em regiões propícias ao cultivo como esta. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais.
Ainda na parte da tarde se visitou o complexo Eólico de Água Doce. O município é hoje reconhecido como a Capital Catarinense da Energia Eólica, por abrigar o maior conjunto eólico do Estado de Santa Catarina, composto por 109 aerogeradores. Localizado na região dos campos de altitude, os oito parques - Horizonte, Água Doce, Amparo, Aquibatã, Campo Belo, Cascata, Cruz Alta e Salto - produzem energia suficiente para abastecer um contingente de aproximadamente 500 mil habitantes. A iniciativa de gerar energia elétrica por meio da força dos ventos surgiu no ano de 2002, quando a empresa estatal Centrais Elétricas de Santa Catarina - Celesc, realizou um levantamento no Estado a fim de averiguar as áreas com potencial eólico. Deste estudo, três municípios catarinenses apresentaram as condições de vento adequadas para a implantação de uma usina eólica, estando entre estes Água Doce.
A Acadêmica Marisa Ludwig destaca que a visita na empresa Tirol e na Vinícola Villagio Grando, realizada pelo 8º semestre de Contabilidade da Fai Faculdades, foi proveitoso e relevante para os acadêmicos, pois obteve-se inúmeras informações de interesse coletivo no que se refere ao desenvolvimento da empresa e sua interação com a comunidade regional. Importante compreender a história de sucesso de cada empresa e sua forma de atuação e gestão. Além disso, pode-se conciliar o conhecimento teórico da disciplina repassado em sala de aula no que diz respeito ao desenvolvimento regional reforçando aspectos amplamente discutidos em sala de aula. Em Treze Tílias pudemos perceber outros conceitos aplicados na prática que contribuem par ao desenvolvimento regional como identidade territorial e capital social.