EDITAL 05/2017
REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO
X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE DIREITO (MIC-DIR)
Artigo 1º. A X Mostra de Iniciação Científica do Curso de Direito da FAI é um espaço oportunizado aos acadêmicos e professores para exporem aos demais participantes o seu objeto de estudo e o grau de aprofundamento das pesquisas realizadas. Seu objetivo é a integração entre ensino, pesquisa e extensão no aprendizado, aprofundamento científico e a aproximação entre docentes e discentes.
Artigo 2º. A X MIC-DIR FAI será realizada no dia 7 de novembro de 2017, nas dependências da IES, a partir das 19 horas.
I Os trabalhos poderão ser encaminhados por alunos da Graduação e Pós-Graduação da FAI Faculdades e demais Instituições de Ensino Superior, regularmente matriculados, com pesquisas vinculadas às linhas indicadas no artigo 7º deste edital.
II Não haverá restrição quanto a um número máximo de trabalhos por autor.
III Todos os trabalhos poderão ter coautores. Os resumos poderão ter, como autores, até 2 acadêmicos e 1 professor orientador; e, os artigos poderão ter, como autores, até 3 acadêmicos e 1 professor orientador.
IV Todos os trabalhos deverão ser submetidos à prévia análise do(s) professor(es) Orientador(es), no caso dos acadêmicos vinculados aos Grupos de Pesquisa e Estudo, sendo que os demais podem ser orientados por todos os professores da IES.
Artigo 3º. Dos Prazos de Inscrição. Os trabalhos (Resumo ou Artigo), depois de terem passado pela supervisão e aprovação do professor, deverão ser enviados para o e-mail nupedir@seifai.edu.br.
I Os acadêmicos do Curso de Direito da FAI deverão encaminhar para o professor orientador até o dia 6 de outubro de 2017.
II Os professores orientadores terão prazo até dia 30 de outubro de 2017 para enviar para o NUPEDIR.
III Os trabalhos devem estar em formato word.
Artigo 4º. Dos Valores da Inscrição.
I Para os Acadêmicos, Egressos e Docentes do Curso de Direito da FAI a participação é gratuita.
II Aos Acadêmicos e Docentes de outros Cursos da FAI ou de outra IES, o valor da inscrição será de R$ 15,00.
Artigo 5º. As inscrições de Resumo ou Artigo devem seguir as informações abaixo e os modelos padrão em anexo:
I Do Resumo:
a) Título do Trabalho: deverá ser em letras maiúsculas, centralizado e em negrito;
b) Identificação do(s) autor(es): logo após o título, na margem direita da página, com nota de rodapé informando ser aluno de curso de graduação, o nome do curso (Curso, Projeto de Pesquisa, Grupo de Estudo e Faculdade ou Universidade), bem como informe a sua titulação acadêmica e, facultativamente, a atividade profissional de forma sucinta. Incluir ao final o e-mail;
c) O resumo deverá apresentar as seguintes palavras dentro do texto como orientação estrutural: introdução, metodologia, resultados e discussões, conclusão e referências. O mesmo, para os fins do presente evento, deve conter no mínimo duas e no máximo três laudas. A entrada de parágrafo deve ser de 1,25 cm, a fonte utilizada deverá ser Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm. As margens devem ser: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, direita 2,0 cm e esquerda 3,0 cm, alinhamento justificado, exceto as referências que deverão ser alinhadas a esquerda.
II Do Artigo
a) Título do Trabalho: deverá ser redigido em letras maiúsculas, centralizado, em negrito e a fonte utilizada deverá ser tamanho 12;
b) Identificação do(s) autor(es): logo após o título, na margem direita da página, com nota de rodapé informando ser aluno de curso de graduação ou pós-graduação, o nome do curso (Curso, Projeto de Pesquisa, Grupo de Estudo e Faculdade ou Universidade), bem como informe a sua titulação acadêmica e, facultativamente, atividade profissional de forma sucinta. Incluir ao final o e-mail;
c) Sumário: todas as seções deverão estar numeradas, inclusive introdução e conclusão; exceto as referências; deve ser utilizado tamanho da fonte 10;
d) Resumo: deverá apresentar o objetivo(s) da pesquisa, a justificativa, a metodologia e a conclusão; deverá ser escrito em espaçamento simples, sem recuo e conter entre 100 e 250 palavras; tamanho da fonte 10;
e) Palavras-chave: de três a cinco palavras, separadas por ponto; tamanho da fonte 10;
f) O texto deverá ser redigido em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, com primeira linha recuada em 1,25. As margens devem ser: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, direita 2,0 cm e esquerda 3,0 cm;
g) As citações deverão ser no sistema numérico (nota de rodapé) e justificadas; As citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser inseridas em bloco, ou seja, separadas do texto por uma linha em branco antes e depois, com recuo de 4,0 cm da margem esquerda; fonte 10, espaço entre linhas simples e sem aspas;
h) O artigo deverá conter, no mínimo, 9 páginas e não poderá ultrapassar o limite de 15 páginas.
Artigo 6º. Da Apresentação dos Trabalhos. O horário e local para a apresentação dos trabalhos serão divulgados juntamente com a relação dos trabalhos selecionados.
I A apresentação dos trabalhos respeitará o tempo de 10 (dez) minutos para cada exposição;
II Cada expositor receberá um certificado de apresentação de trabalho;
III Somente receberão o certificado os autores dos trabalhos que forem apresentados na MIC-DIR;
IV Somente serão publicados nos Anais do evento os trabalhos que forem apresentados.
Artigo 7º. Do eixo temático do evento: Os Resumos e Artigos apresentados deverão estar, obrigatoriamente, vinculados às respectivas linhas de pesquisa, devendo ser indicada no corpo do e-mail, quando no envio do artigo. As linhas de pesquisa são:
I Ética, Novos Direitos e Diálogo Intercultural.
II Direito Empresarial e Globalização.
III Constitucionalismo Contemporâneo.
IV Multidisciplinar.
Artigo 8º. Dos Bolsistas e Pesquisadores-Voluntários dos GEPEs. O acadêmico bolsista de Iniciação Científica do Curso de Direito da FAI Faculdades (PIC-FAI) e o Pesquisador-Voluntário responsável pelo Grupo de Estudo e Pesquisa (GEPE) têm a obrigação de participar da Mostra como autor de pelo menos um trabalho.
Artigo 9º. Da publicação do evento. Os anais da X Mostra de Iniciação Científica serão publicados em formato eletrônico, disponível on-line no sítio http://faifaculdades.edu.br/eventos/MICDIR/. As apresentações orais serão certificadas, para fins de comprovação de apresentação de trabalho em evento.
Artigo 10. Serão aceitos somente trabalhos que atenderem aos quesitos especificados neste Edital.
Artigo 11. O envio de qualquer trabalho (resumo e/ou artigo) implica automaticamente na cessão de direitos autorais aos organizadores do evento, para divulgação e publicação nos Anais da X Mostra de Iniciação Científica.
Artigo 12. Situações omissas no presente Edital serão decididas pela Comissão Organizadora do Evento.
O presente Edital entra em vigor na data da publicação.
Itapiranga (SC), 4 de agosto de 2017.
Diego Alan Schöfer Albrecht
Coordenador do Curso de Direito
Liana Maria Feix Suski
Coordenadora do Nupedir