Nesta semana a UCEFF Itapiranga implantou oficialmente o Núcleo de Práticas Veterinárias (NUPVET) em cerimônia restrita aos acadêmicos, professores, colaboradores do curso e reitoria. Conforme o reitor Leandro Sorgato, o NUPVET engloba todas as atividades do curso de Medicina Veterinária e tem por objetivo o treinamento e a aplicação prática dos conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula.
"Este espaço com diversos laboratórios são para vocês estudantes realizarem, junto com o professores, as atividades práticas para formação integral do Médico Veterinário. Já somos reconhecidos pelas práticas realizadas desde o início do curso e espero que todos aproveitem ao máximo tudo isso que está sendo colocado a disposição", desejou o reitor. "Neste ato simbólico, é entregue a vocês a estrutura mais completa que conseguimos chegar até o momento. Sei que sempre tem melhorias por fazer e assumo o compromisso que serão feitas dentro das possibilidades da mantenedora", explicou Sorgato.
O coordenador do Núcleo de Práticas Veterinárias, professor Giovani Krolikowski, explicou o motivo da alteração do nome do prédio, até então conhecido como Hospital Veterinário, e agora com NUPVET, em função da legislação atual, e por compor um grande número de laboratórios e atividades que são desenvolvidas dentro e fora do campus da UCEFF Itapiranga. O professor Giovani também falou dos objetivos do Núcleo, que primeiramente serve para aplicação dos conhecimentos em sala, e secundariamente, mas não menos importante, a prestação de serviços a comunidade em horário de funcionamento do curso. "Estes objetivos são alcançados plenamente através dos três pilares do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão", enfatizou o professor.
Já o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Ramiro Bonotto, se disse lisonjeado por estar participando da implantação oficial do NUPVET. "Como ex-aluno, acompanhei uma grande parte da trajetória do curso que começou em 2007 com suas primeiras turmas, e segue a evolução com mais de 400 profissionais já formados e cerca de 450 acadêmicos regularmente matriculados", comemora Ramiro.