De acordo com o professor Vianei Luis Hammerschmitt, o objetivo é apresentar as dimensões subjetivas da história, sendo que de maneira geral as pessoas pensam a realidade da vida a partir da dimensão política, econômica, social de uma região ou de um país. Mas o que dificilmente aparece são as histórias pessoais da família e da própria pessoa neste contexto todo, suas dificuldades, suas vitórias e seus projetos.
Dessa forma, o trabalho desenvolvido pelas acadêmicas do 2ª semestre de Pedagogia da FAI Faculdades resgata as dimensões subjetivas de cada estudante, e dessa forma, procura aproximá-lo de sua identidade e de sua trajetória existencial, compreendendo-se como sujeito pensante e participante do processo que acontece em sua volta a nível macro social. \"Os estudantes adoraram o trabalho e com muito afinco reconstituíram histórias de vida, que compartilhadas ganham o direito de existir na coletividade\", avaliou o professor.
No mínimo, são histórias encantadoras, muitas delas, mereceriam até gravações de curta metragem pela bravura, coragem e determinação que trazem em meio a dificuldades e sofrimentos. Resgatar a memória do passado é dar um sentido novo ao tempo, sobretudo, projetar dimensões para superar conflitos e dificuldades, bem como, encontrar um sentido para a vida numa jornada permeada pelas necessidades individuais e coletivas.