Nesta quarta-feira, 28 de abril, às 19h o músico/palestrante Thedy Corrêa, integrante da banda Nenhum de Nós, abre em grande estilo o curso de Formação Continuada de Professores, este ano com o tema "Educação em transformação: abrindo portas para um novo momento". Conforme as coordenadoras, professoras Maria Preis Welter e Nathalia Berger Werlang, este curso foi pensado para atender a demanda dos municípios da região de abrangência da Instituição. A palestra de abertura do evento tem como tema "Música, Educação e Comunicação", com Thedy Corrêa.
Este curso será 100% online, construído a partir de demandas das secretarias municipais de educação, totalizando 40h de certificação para quem participar de todos os encontros virtuais. "Vamos criar uma sala online e fazer as transmissões via Youtube a partir de palestrantes especialmente contratados", destacam as coordenadoras. Cada encontro virtual terá duas horas de duração iniciando sempre às 19h. As inscrições já estão abertas e serão por bloco, vinculadas as secretarias de educação que firmaram convênio com a UCEFF. Para os interessados individuais, professores de outras redes de ensino R$20,00 e comunidade externa R$30,00, por atividade. Os professores, interessados individuais que se inscreverem em 40h de curso, terão desconto de 50% no boleto.
Serão oferecidas 30h de formação geral para todos os professores e mais 10h de formação específica por áreas, como: Educação Infantil, Anos Iniciais, Educação Especial Inclusiva, Línguas, Artes, Educação Física, História/Geografia, Exatas e Formação de Gestores. Na inscrição será necessário escolher/marcar todas as atividades que o interessado deseja participar a fim de gerar a certificação ao final do evento.
Educação Infantil: 10 horas -14 a 18 de junho
| 
 DATA  | 
 PROFISSIONAL  | 
 TEMA  | 
| 
 14/06  | 
 Elenice Kirchner  | 
 Educação Infantil: desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos  | 
| 
 15/06  | 
 Elenice Kirchner  | 
 Bases para Educação Infantil de 3 a 6 anos  | 
| 
 16/06  | 
 Rosangela Rommel 
  | 
 O brincar e o aprender na Educação Infantil no contexto da pandemia  | 
| 
 17/06  | 
 Ritiele Anese 
  | 
 A Pedagogia Montessoriana e o processo de Avaliação Infantil  | 
| 
 18/06  | 
 Nadia Inês Marconatto  | 
 Abordagem Pikler: diálogos iniciais e a experiência no município de Tunápolis  | 
Anos Iniciais: 10 horas - 21 a 25 de junho
| 
 DATA  | 
 PROFISSIONAL  | 
 TEMA  | 
| 
 21/06  | 
 Natálie Schneider  | 
 Pedagogia Waldorf e sua contribuição para a formação do ser humano  | 
| 
 22/06  | 
 Maria Teresa Schneider Hoelscher 
  | 
 Desenvolvimento das funções executivas, cognitivas e conativas nos Anos Iniciais.  | 
| 
 23/06  | 
 Maria Teresa Schneider Hoelscher 
  | 
 Desenvolvimento dos gêneros textuais nos Anos Iniciais,  | 
| 
 24/06  | 
 Cleidiana Watte  | 
 Consciência fonológica na alfabetização  | 
| 
 25/06  | 
 Cleidiana Watte  | 
 Limites e possibilidades do trabalho interdisciplinar nos Anos Iniciais  | 
Educação especial inclusiva: 10 horas - 28 de junho a 02 de julho
| 
 DATA  | 
 PROFISSIONAL  | 
 TEMA  | 
| 
 28/06  | 
 Edite Sehnem  | 
 Concepções de deficiência/Concepções de aprendizagem e desenvolvimento.  | 
| 
 29/06  | 
 Edson Lopes  | 
 As contribuições da Neurociência à aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla  | 
| 
 30/06  | 
 Edson Lopes 
  | 
 As contribuições da Neurociência à aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla  | 
| 
 01/07  | 
 Edite Sehnem  | 
 Planejamento e Avaliação: organizando diferenciações curriculares  | 
| 
 02/07  | 
 Marina Boni  | 
 Autismo e Neurociência: múltiplas facetas  | 
Línguas: 10 horas - 14 a 18 de junho
| 
 DATA  | 
 PROFISSIONAL  | 
 TEMA  | 
| 
 14/06  | 
 Simone San guebuche  | 
 A literatura como um direito essencial 
  | 
| 
 15/06  | 
 Simone San guebuche  | 
 A leitura no contexto escolar: como formar leitores?  | 
| 
 16/06  | 
 Simone San guebuche  | 
 A importância dos gêneros textuais no ensino de língua portuguesa: uma linguagem interdisciplinar  | 
| 
 17/06  | 
 Simone San guebuche  | 
 Contação de histórias: a arte das palavras  | 
| 
 18/06  | 
 Simone San guebuche  | 
 Os recursos tecnológicos aliados na formação de crianças leitoras  | 
Artes: 10 horas - 21 a 25 de junho
| 
 DATA  | 
 PROFISSIONAL  | 
 TEMA  | 
| 
 21/06  | 
 Felipe Bozzetto; Eliezer Pandolfo da Silva; Adriana Telöken  | 
 O ensino da arte na perspectiva da metodologia triangular 
  | 
| 
 22/06  | 
 Adriana Teloken  | 
 A arteterapia no contexto escolar  | 
| 
 23/06  | 
 Adriana Telöken  | 
 A arteterapia no contexto escolar  | 
| 
 24/06  | 
 Felipe Bozetto  | 
 O corpo que vive expressa e se desenvolve: música e teatro no ambiente escolar  | 
| 
 25/06  | 
 Eliezer Pandolfo da Silva  | 
 Leitura de Imagem na poética do olhar.  | 
Educação Fìsica: 10 horas - 05 a 09 de Julho
| 
 DATA  | 
 PROFISSIONAL  | 
 TEMA  | 
| 
 05/07  | 
 Ismael Mignoni 
  | 
 Qual é o papel do Professor no processo de ensino-aprendizagem motora?  | 
| 
 06/07  | 
 Marcos Antonio Fari Junior  | 
 As abordagens pedagógicas da Educação Física e o planejamento do professor  | 
| 
 07/07  | 
 Daniel Skrsypcsak 
  | 
 subsídio para as aulas de Educação Física escolar  | 
| 
 08/07  | 
 Marcos Antonio Fari Junior  | 
 Educação Física escolar: transversalidade e outras possibilidades  | 
| 
 09/07  | 
 Marcos Antonio Fari Junior  | 
 Educação Física escolar e criatividade: propostas para uma educação criativa  | 
História/Geografia: 10 horas - 05 a 09 de julho
| 
 DATA  | 
 PROFISSIONAL  | 
 TEMA  | 
| 
 05/07  | 
 Christiano Ricardo dos Santos  | 
 Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade  | 
| 
 06/07  | 
 Christiano Ricardo dos Santos  | 
 Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade  | 
| 
 07/07  | 
 Douglas Orestes Franzen  | 
 Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade  | 
| 
 08/07  | 
 Douglas Orestes Franzen  | 
 Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade  | 
| 
 09/07  | 
 Douglas Orestes Franzen e Christiano Ricardo dos Santos  | 
 Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade  | 
Exatas: 10 horas - 12 a 16 de julho
| 
 DATA  | 
 PROFISSIONAL  | 
 TEMA  | 
| 
 12/07  | 
 Douglas Flach  | 
 Atividades práticas na Matemática  | 
| 
 13/07  | 
 Rosângela Rommel 
  | 
 Educação Matemática e a BNCC: um desafio para a Educação Básica 
  | 
| 
 14/07  | 
 Julia Dammann  | 
 Perspectivas e desafios da Educação Financeira  | 
| 
 15/07  | 
 Julia Dammann  | 
 A utilização do software Geogebra para o ensino de geometria  | 
| 
 16/07  | 
 Julia Dammann 
 
  | 
 Gameficação da Matemática: introdução ao scratch  | 
Formação de Gestores: 2 horas - 13 de julho
| 
 DATA  | 
 PROFISSIONAL  | 
 TEMA  | 
| 
 13/07  | 
 Vianei Hammerschmitt  | 
 Desafios atuais da gestão educacional  | 
Atendimento
Atendimento