Nesta quarta-feira, 28 de abril, às 19h o músico/palestrante Thedy Corrêa, integrante da banda Nenhum de Nós, abre em grande estilo o curso de Formação Continuada de Professores, este ano com o tema "Educação em transformação: abrindo portas para um novo momento". Conforme as coordenadoras, professoras Maria Preis Welter e Nathalia Berger Werlang, este curso foi pensado para atender a demanda dos municípios da região de abrangência da Instituição. A palestra de abertura do evento tem como tema "Música, Educação e Comunicação", com Thedy Corrêa.
Este curso será 100% online, construído a partir de demandas das secretarias municipais de educação, totalizando 40h de certificação para quem participar de todos os encontros virtuais. "Vamos criar uma sala online e fazer as transmissões via Youtube a partir de palestrantes especialmente contratados", destacam as coordenadoras. Cada encontro virtual terá duas horas de duração iniciando sempre às 19h. As inscrições já estão abertas e serão por bloco, vinculadas as secretarias de educação que firmaram convênio com a UCEFF. Para os interessados individuais, professores de outras redes de ensino R$20,00 e comunidade externa R$30,00, por atividade. Os professores, interessados individuais que se inscreverem em 40h de curso, terão desconto de 50% no boleto.
Serão oferecidas 30h de formação geral para todos os professores e mais 10h de formação específica por áreas, como: Educação Infantil, Anos Iniciais, Educação Especial Inclusiva, Línguas, Artes, Educação Física, História/Geografia, Exatas e Formação de Gestores. Na inscrição será necessário escolher/marcar todas as atividades que o interessado deseja participar a fim de gerar a certificação ao final do evento.
Educação Infantil: 10 horas -14 a 18 de junho
DATA |
PROFISSIONAL |
TEMA |
14/06 |
Elenice Kirchner |
Educação Infantil: desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos |
15/06 |
Elenice Kirchner |
Bases para Educação Infantil de 3 a 6 anos |
16/06 |
Rosangela Rommel
|
O brincar e o aprender na Educação Infantil no contexto da pandemia |
17/06 |
Ritiele Anese
|
A Pedagogia Montessoriana e o processo de Avaliação Infantil |
18/06 |
Nadia Inês Marconatto |
Abordagem Pikler: diálogos iniciais e a experiência no município de Tunápolis |
Anos Iniciais: 10 horas - 21 a 25 de junho
DATA |
PROFISSIONAL |
TEMA |
21/06 |
Natálie Schneider |
Pedagogia Waldorf e sua contribuição para a formação do ser humano |
22/06 |
Maria Teresa Schneider Hoelscher
|
Desenvolvimento das funções executivas, cognitivas e conativas nos Anos Iniciais. |
23/06 |
Maria Teresa Schneider Hoelscher
|
Desenvolvimento dos gêneros textuais nos Anos Iniciais, |
24/06 |
Cleidiana Watte |
Consciência fonológica na alfabetização |
25/06 |
Cleidiana Watte |
Limites e possibilidades do trabalho interdisciplinar nos Anos Iniciais |
Educação especial inclusiva: 10 horas - 28 de junho a 02 de julho
DATA |
PROFISSIONAL |
TEMA |
28/06 |
Edite Sehnem |
Concepções de deficiência/Concepções de aprendizagem e desenvolvimento. |
29/06 |
Edson Lopes |
As contribuições da Neurociência à aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla |
30/06 |
Edson Lopes
|
As contribuições da Neurociência à aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla |
01/07 |
Edite Sehnem |
Planejamento e Avaliação: organizando diferenciações curriculares |
02/07 |
Marina Boni |
Autismo e Neurociência: múltiplas facetas |
Línguas: 10 horas - 14 a 18 de junho
DATA |
PROFISSIONAL |
TEMA |
14/06 |
Simone San guebuche |
A literatura como um direito essencial
|
15/06 |
Simone San guebuche |
A leitura no contexto escolar: como formar leitores? |
16/06 |
Simone San guebuche |
A importância dos gêneros textuais no ensino de língua portuguesa: uma linguagem interdisciplinar |
17/06 |
Simone San guebuche |
Contação de histórias: a arte das palavras |
18/06 |
Simone San guebuche |
Os recursos tecnológicos aliados na formação de crianças leitoras |
Artes: 10 horas - 21 a 25 de junho
DATA |
PROFISSIONAL |
TEMA |
21/06 |
Felipe Bozzetto; Eliezer Pandolfo da Silva; Adriana Telöken |
O ensino da arte na perspectiva da metodologia triangular
|
22/06 |
Adriana Teloken |
A arteterapia no contexto escolar |
23/06 |
Adriana Telöken |
A arteterapia no contexto escolar |
24/06 |
Felipe Bozetto |
O corpo que vive expressa e se desenvolve: música e teatro no ambiente escolar |
25/06 |
Eliezer Pandolfo da Silva |
Leitura de Imagem na poética do olhar. |
Educação Fìsica: 10 horas - 05 a 09 de Julho
DATA |
PROFISSIONAL |
TEMA |
05/07 |
Ismael Mignoni
|
Qual é o papel do Professor no processo de ensino-aprendizagem motora? |
06/07 |
Marcos Antonio Fari Junior |
As abordagens pedagógicas da Educação Física e o planejamento do professor |
07/07 |
Daniel Skrsypcsak
|
subsídio para as aulas de Educação Física escolar |
08/07 |
Marcos Antonio Fari Junior |
Educação Física escolar: transversalidade e outras possibilidades |
09/07 |
Marcos Antonio Fari Junior |
Educação Física escolar e criatividade: propostas para uma educação criativa |
História/Geografia: 10 horas - 05 a 09 de julho
DATA |
PROFISSIONAL |
TEMA |
05/07 |
Christiano Ricardo dos Santos |
Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade |
06/07 |
Christiano Ricardo dos Santos |
Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade |
07/07 |
Douglas Orestes Franzen |
Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade |
08/07 |
Douglas Orestes Franzen |
Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade |
09/07 |
Douglas Orestes Franzen e Christiano Ricardo dos Santos |
Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade |
Exatas: 10 horas - 12 a 16 de julho
DATA |
PROFISSIONAL |
TEMA |
12/07 |
Douglas Flach |
Atividades práticas na Matemática |
13/07 |
Rosângela Rommel
|
Educação Matemática e a BNCC: um desafio para a Educação Básica
|
14/07 |
Julia Dammann |
Perspectivas e desafios da Educação Financeira |
15/07 |
Julia Dammann |
A utilização do software Geogebra para o ensino de geometria |
16/07 |
Julia Dammann
|
Gameficação da Matemática: introdução ao scratch |
Formação de Gestores: 2 horas - 13 de julho
DATA |
PROFISSIONAL |
TEMA |
13/07 |
Vianei Hammerschmitt |
Desafios atuais da gestão educacional |