Na noite desta terça-feira (5/11) teve início o 3º Simpósio de Administração e 3º Fórum de Gestão da Tecnologia da Informação, com o tema “Passos estratégicos para o Empreendedorismo”. Segundo as coordenadoras do evento, professoras Rosiane e Silviane, o evento tem como objetivo propiciar maior integração entre estudantes, professores, empresas e comunidade, através de promoção do conhecimento de práticas gerenciais e empresariais, discutindo negócios e tecnologias com foco nos desafios regionais.
O presidente da FAI Faculdades, Leandro Sorgato, parabenizou os cursos envolvidos na organização, ADM e GTI, por inovar a cada edição e trazer para Itapiranga importantes ícones do cenário nacional. "É preciso sair da sala de aula e promover atividades diferenciadas", disse o presidente.
A palestra de abertura foi com o vocalista da banda Nenhum de Nós, Thedy Correa, que reuniu mais de 750 participantes no Clube Imigrantes em Itapiranga. Thedy iniciou a palestra com exemplos de bandas que souberam gerenciar crises e continuam unidas com o passar dos anos, assim como o Nenhum de Nós, que segue carreira há 26 anos com a mesma formação e o mesmo empresário. Também citou outras bandas e artistas que não souberam enfrentar dificuldades e chegaram ao fim.
Suas ideias giraram em torno da questão “Qual é a música que a sua empresa toca?”. Segundo Thedy, uma empresa de estilo erudita tem muita gente, é muito rígida e é necessário que seus funcionários sejam muito qualificados, como em uma orquestra, onde o bom desempenho do conjunto gera a harmonia. Já uma empresa samba, de acordo com Thedy, tem menos integrantes, não tem um maestro e a exigência de qualificação não é tão rígida. Numa empresa samba há mais improviso, mais jogo de cintura. O músico deu ainda outros exemplos de como mantém sua banda unida há 26 anos e respondeu questões do público. No final uma multidão de fãs cercou o músico gaúcho para fotos e autógrafos.
O evento segue hoje a noite no Clube Imigrantes com palestra sobre “O mapa estratégico do empreendedor”, com Maurício Schneider. E na quinta-feira, dia 7 de novembro, os acadêmicos estarão participando da I Mostra Científica, que contará com mais de 60 projetos.