A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) de 2019 abordou o tema saúde mental com enfoque no assunto suicídio entre os dias 22 e 25 de abril. A CIPA 2018/2019 pensou nessa temática devido a preocupação pelo elevado número de casos de depressão e suicídio na região e também no país. Nessas ações foram incluídos, além dos colaboradores, os estudantes que aqui passam os seus dias.
Como primeira ação desta semana, foram entregues para cada estudante, cartilhas informativas sobre o tema saúde mental, enfoque no suicídio, formulada com base em dados estatísticos brasileiros, pesquisas no assunto e alertas de cuidado. A O assunto é sério e merece toda nossa preocupação, afinal estamos todos em meio a tanta correria, relacionamentos conturbados, discussões constantes, excesso de informação, 24 horas “ligado na tomada”, esses fatores podem causar problemas caso não sejam tratados no tempo certo, e o intuito, durante a semana é de ajudar a todos nós a ajudar mais pessoas a se preocuparem com a sua saúde mental.
A segunda ação da semana, na terça-feira (23/4), para falar sobre a temática suicídio, a CIPA convidou o palestrante Abel Petter que é Membro da Associação Brasileira de Estudo e Pesquisa em Suicídio e é técnico pericial do Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste, Graduando Bacharel em Psicologia pela UNOESC-SC. A palestra para os colaboradores aconteceu no auditório, durante a tarde.
Já na quarta-feira, dia 24, foi lançado e enviado aos estudantes, professores e auxiliares administrativos, tanto quanto nas redes sociais, um vídeo geral sobre algumas preocupações e dicas que todos devem ter quanto ao suicídio, para manter vivas a preocupação e melhor entender o que envolve esse grave problema.
Como encerramento das ações da semana, nas redes sociais, foram lançadas pequenas frases indicativas de ação, para conversa, atenção e troca de informação entre os estudantes, afim de gerar compreensão e entendimento sobre o assunto.
A SIPAT sempre busca trazer temas emergentes e dessa forma, tratar sobre a saúde mental dos colaboradores e poder prevenir casos mais graves de doenças, depressão e possíveis suicídios. Sempre é bom alertar e principalmente trazer informação correta e confiável.