O projeto de pesquisa em estudos dirigidos acerca da arbitragem como método extrajudicial de resolução de conflitos, retomou as atividades no dia 10 de agosto de 2016. O grupo reúne-se quinzenalmente na sala 13 às 18h. Coordenado pela professora Isabel Maciel Mousquer Ribeiro, o grupo ao longo dos encontros tem discutido e debatido sobre o procedimento arbitral e as inovações trazidas pela lei n° 13.129/2015. Além disso, também são discutidos capítulos da obra Arbitragem e Processo de Carlos Alberto Carmona.
Ressalta-se a importância do estudo desse tema, tendo em vista que a arbitragem surge como uma ferramenta auxiliar na busca pela solução para a crise do sistema judiciário, que se encontra sobrecarregado de processos o que acaba por acarretar em longas esperas até que se tenha uma decisão, essa demora muitas vezes representa um entrave no acesso à justiça. Nesse cenário a arbitragem passa a conquistar cada vez mais espaço, tendo em vista seu importante papel na ampliação dos caminhos de acesso a justiça de maneira rápida e eficaz.
O grupo de pesquisa tem o objetivo de desenvolver com os acadêmicos o estudo dos métodos não adversarias de resolução de conflitos, permitindo constatar a importância da utilização de meios alternativos na resolução de conflitos, tendo em vista sua agilidade e eficiência. Ressalta-se a importância desse projeto aos acadêmicos do curso de Direito, tendo em vista que o mesmo está em ascensão, principalmente com as inovações trazidas pela lei nº 13.129/2015 que modernizou o instituto e ampliou seu campo de atuação.