Nesta segunda-feira (9/5) o Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP) promoveu formação para professores e funcionários dentro do programa T&D (Treinamento e Desenvolvimento) e CAD (Centro de Aperfeiçoamento Docente) sobre o DoxVox. A formação foi ministrada pelo colaborador do Núcleo de Tecnologias Alexandre Kaspary.
De acordo com a professora do NAAP, Deise Stein, a atividade teve como objetivo qualificar os colaboradores e professores sobre o programa DosVox, para que todos tenham conhecimento sobre sua funcionalidade. \"A Instituição promoveu esta formação devido a sua preocupação e comprometimento com a questão da inclusão\", destaca a professora.
Este é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.
Segundo a professora Juliane Colling, que recentemente participou de oficina em Passo Fundo ministrada por um deficiente visual total, \"desenvolver um site já é algo que exige conhecimentos específicos, sem visualizar o que está na tela então a tarefa se torna ainda mais complexa. Porém, com a utilização do software DosVox e um teclado em braile, o deficiente visual possui uma nova possibilidade de interação com o computador e com todos os recursos que seu uso possibilita. O que chama a atenção também é a habilidade que a pessoa desenvolve no manuseio do computador utilizando o DosVox. Para nós algumas coisas não faziam muito sentido quanto à utilização do programa, mas para o ministrante da oficina, o uso do computador é tão simples e automático quanto para nós\".