Em visita a Posadas Argentina, nesta semana (4/5), o professor Vianei Luis Hammerschmitt, o professor e coordenador de extensão Kurlan Frey e a coordenadora do curso de Pedagogia Maria Preis Welter, lançaram o marco com a Universidade Gastón Dachary para futuros intercâmbios acadêmicos, bem como, a assinatura do termo de cooperação internacional entre a FAI Faculdades e a Instituição Argentina. A reunião aconteceu na Universidade com sede em Posadas Argentina, com a participação do Vice-reitor Luciano Juan Duarte, o coordenador Geral do Polo de Oberá, Benigno Romero, a coordenadora de Psicopedagogia Marlene Pertesen e a secretária de extensão Gabriela Lichowski.
O encontro tratou do intercâmbio entre os cursos de Pedagogia da FAI Faculdades e Psicopedagogia da Gastón. Na oportunidade os argentinos manifestaram também interesse de intercâmbio com os cursos de Direito, Administração, Agronomia, Ciências Contábeis e Gestão da Tecnologia da Informação.
A coordenadora de Pedagogia Maria destaca que a expectativa é agregar na formação pessoal e profissional dos(as) acadêmicos(as) e professores(as), pois a vivência internacional possibilita a troca de experiências de vida e de conhecimentos da formação universitária em outro país. O objetivo do intercâmbio está em desenvolver habilidades e competências acadêmicas que ultrapassam o universo local e regional, principalmente no que diz respeito à diversidade, cultura, economia, didática, informação e gestão de conhecimento, visão empreendedora e desenvolvimento humano.
Conforme o professor Vianei Luis Hammerschmitt, trata-se de dialogar com o conhecimento numa dimensão internacional, sobretudo visando expandir a leitura de mundo e de realidade do curso de Pedagogia fortalecendo as áreas de atuação como institucional e laboral, social e comunitária, terceira idade e atendimento educacional especializado. Além do amadurecimento intelectual que se visa construir nos acadêmicos através do intercâmbio, permite também ao acadêmico ampliar horizontes pessoais e profissionais no universo globalizado.
Para o professor e coordenador de extensão, Kurlan Frey, o conhecimento adquirido em outro país é algo que se leva para a vida toda. \"Esta com certeza será uma oportunidade ímpar para conhecer novas culturas e entrar em contato com realidades diferentes\".
O intercâmbio se dará na metodologia coirmã, aonde o acadêmico que vai ao exterior fica hospedado na casa de outro acadêmico, e quando estes vem ao Brasil, recebe em sua casa seu coirmão de intercâmbio, isso facilita a logística e diminui o custo de organização da vivência e experiência internacional. A primeira experiência está prevista para o segundo semestre.