A FAI Faculdades esteve presente em evento da Fiesc realizado no Clube Comercial em São Miguel do Oeste nesta segunda-feira (21/03), com o coordenador das atividades de extensão, professor Kurlan Frey, e coordenadora do curso de Pedagogia, professora Maria Preis Welter.
O vice-presidente da Fiesc no Extremo Oeste, Astor Kist, acolheu e agradeceu a presença de todos(as) e sugeriu que, \"para pensar no futuro do país, vamos plantar uma semente na educação de hoje\".
Na oportunidade o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte destacou que a Fiesc entende que a Educação é o novo nome do desenvolvimento. Nesta mesma perspectiva é que a FIESC lança o movimento: A indústria pela educação. Para ele, os funcionários com baixa escolaridade e menos qualificados são os primeiros a sofrer em momentos de crise da economia, também sendo os últimos a serem readmitidos quando a economia volta a dar sinais de recuperação. Por isso, segundo Glauco, é preciso investir fortemente na educação deste pais.
O evento teve sequência com a brilhante participação de Mozart Neves Ramos do Instituto Ayrton Senna. Mozart palestrou sobre o tema: Profissionalização da Gestão na Educação, destacando a importância dos gestores no processo para avançar com a qualidade da educação. Para Mozart, o gestor desempenha papel crucial, necessita tomar decisões acertadas com a sua equipe, não tendo espaço para amadorismo e decisões que podem comprometer gerações de jovens. Também destacou a importância da preparação dos profissionais que são desafiados a gerir. Ainda destacou a fundamental importância da formação dos gestores antes de gerir uma escola, sugere uma escola de gestores públicos que prepare os mesmos para os grandes desafios que virão a enfrentar como diretores, coordenadores.
Durante a palestra, Mozart defendeu fortemente três elementos fundamentais para um bom gestor, ou seja, a humildade no sentido de tomar as decisões com a sua equipe pensando sempre no melhor para a escola toda; o estudo para estar sempre por dentro das exigências, demandas, desafios da educação e da gestão e muito trabalho. Ainda segundo Mozart, em consonância com o discurso de Côrte, não existe vetor mais importante para o desenvolvimento que a educação.
\"Acreditamos que a profissionalização dos gestores das escolas pode contribuir muito para o avanço de índices, mas ainda mais para a qualidade da educação respondendo aos grandes desafios que enfrentam as escolas na educação das crianças e jovens\".