A professora Izabel Preis Welter participou do 13º Encontro Estadual de Grupos de Estudo e Apoio à Adoção, realizado na cidade de Joinville-SC, nos dias 15 e 16 de setembro.
O evento é considerado um dos mais importantes do estado de Santa Catarina, na área da Infância e Juventude e visa debater questões relevantes e pertinentes à adoção, bem como, a troca de experiências teóricas e práticas.
Os temas destacados nesta edição do evento foram: Sistema de justiça e Sociedade Civil na busca de garantia de direitos das crianças e adolescentes, palestra ministrada pelo Desembargador Luiz César de Medeiros- TJ/SC. Financiamento de programas orientados à criança e ao adolescente em tempos de crise, palestra proferida pelo Dr. Diogo Roberto Ringenberg Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Judicialização de conflitos: a pontencialidade da Justiça Restaurativa e a resolução n. 225/2016 do CNJ, que teve como expositor o Dr. Marcelo Salmaso- Juiz de Direito membro da coordenadoria da Infância e Juventude e do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa TJ/SP e o Dr. Theophilos Rifiotis- professor de antropologia da UFSC. Apadrinhamento Afetivo, palestra ministrada por Manuela Fagundes- Instituto Fazendo História-SP. Depoimento Especial: proteção e garantias de direitos, palestra ministrada por Irene Pires Antônio- Psicóloga Judiciária Chefe da Seção Técnica de depoimento especial- TJ/SP. Ações interligadas: grupos de Estudo e Apoio à adoção, Serviços de Acolhimento e Poder Judiciário, que teve como expositora a Dra. Silvana de Monte Moreira- Presidente da Comissão Nacional de adoção do IBDFAM. Além da apresentação de trabalhos referentes: à atuação dos grupos de estudo e apoio à adoção, a apresentação do projeto Despertando para a vida da Instituição de Acolhimento de Balneário Camboriú-SC, a avaliação no caso de perda do Poder Familiar e sobre o programa de apadrinhamento afetivo da Instituição de Acolhimento de Jaraguá do Sul-SC. O evento deste ano, que foi considerado excelente pelos participantes, pela qualidade dos temas abordados e a excelência dos expositores, encerrou com um amplo e intrigante debate sobre A Destituição do Poder Familiar e seus desdobramentos.