No dia primeiro de agosto foi realizada a 52ª Reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), em Florianópolis, SC. Na reunião foi apresentado ao CERH o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes do Peperi-Guaçu, elaborado pela UCEFF Itapiranga sob a coordenação do professor Anderson Clayton Rhoden.
A reunião teve como objetivo ratificar o Plano de Recursos Hídricos já aprovado pela comunidade do Extremo Oeste em audiências públicas e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica em assembleia geral. A reunião também marcou a posse do secretário, Lucas Esmeraldino, como presidente do CERH, que prestigiou a apresentação do Plano de Recursos Hídricos do Extremo Oeste de SC.
A apresentação do plano foi realizada pelo coordenador, professor Anderson Rhoden, e pelo hidrólogo, professor Héctor Espinoza. Héctor abordou questões técnicas e metodológicas, destacando as tomadas de decisão acerca das vazões de referência, diagnóstico e prognóstico da demanda, disponibilidade e qualidade da água da RH 01 nos diferentes cenários futuros, bem como os programas, ações e metas a serem atingidos para que se tenha sustentabilidade na gestão dos recursos hídricos no Extremo Oeste catarinense. Rhoden destacou o processo de elaboração do Plano, a sensibilização e mobilização dos atores locais e lideranças, as reuniões, assembleias e audiências realizadas, bem como a importância do processo participativo na elaboração do Plano. Destacou também que o Plano representa o desejo da região com relação aos recursos hídricos, enfatizando a importância da discussão das informações no Comitê e na sociedade com vistas a melhor decisão para garantir qualidade e quantidade de água, além de prosperidade à região.
O professor Anderson enfatizou que o Plano de Recursos Hídricos foi tecnicamente muito bem elaborado, apresentando a realidade da região e as perspectivas futuras, havendo também boa participação da sociedade, o que tornou o processo transparente e idôneo. O CERH elogiou o Plano e a maneira com que foi conduzido, resultando num documento de qualidade e aplicabilidade, técnico e objetivo, o que facilita o entendimento e aumenta a possibilidade de uso pelas pessoas quando se deseja fazer a gestão dos recursos hídricos.
A reunião também contou com a presença do Secretário Executivo da SEMA, Felipe Assunção e da Diretora de Recursos Hídricos, Jaqueline Isabel de Souza.