Com bolsa de pesquisa ofertada pelo DAAD Deutscher Akademischer Austauschdienst, o professor Douglas Franzen realizou pesquisa vinculada ao trabalho de doutoramento na Universidade RWTH de Aachen, sob orientação do professor Dr. Bernward Schmidt. A pesquisa refere-se à tese que está sendo desenvolvida na Universidade de Passo Fundo, que aborda os projetos de cooperação desenvolvidos pela entidade episcopal alemã Misereor no Sul do Brasil nas décadas de 1960 e 1970.
A Misereor é uma agência de cooperação mantida por recursos próprios e também com recursos do governo alemão, que desenvolve desde 1959 projetos de desenvolvimento nos países com condições socioeconômicas fragilizadas. A tese busca entender como se transcorreu esse processo nas regiões agrícolas dos três estados do Sul do Brasil. Em Itapiranga, por exemplo, a Misereor apoiou vários projetos, como a elaboração do Relatório de Desenvolvimento Econômico em 1962, a estruturação da Cooperativa de Leite de São João e a construção da escola agrícola de Sede Capela. Assim, os projetos se multiplicaram em diversas outras localidades nas mais variadas áreas, destaca Douglas Franzen.
O que é o DAAD?
Desde a fundação, em 1972, o DAAD coordena programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros, divulga as instituições de ensino superior alemãs, promove feiras de estudantes e congressos científicos, além de realizar palestras e seminários sobre o tema Estudar na Alemanha.