A atividade, promovida na disciplina de Introdução a Pedagogia, ministrada pela professora Maria Preis Welter, aconteceu na noite do dia 06 de abril, contando com a presença de profissionais que atuam nas diversas áreas de atuação do pedagogo. A atividade teve como objetivo conhecer, discutir e refletir sobre a atuação do pedagogo em espaços escolares e não escolares. O encontro possibilitou aos acadêmicos uma visão ampliada sobre a formação e a atuação docente.
Os pedagogos convidados relataram sobre a trajetória profissional, socializando conhecimentos e experiências construídas e vivenciadas. Os acadêmicos elaboraram questões para os profissionais presentes, onde desenvolveu-se uma conversa produtiva, proporcionando muitos conhecimentos.
Através de observações, dúvidas, aprofundamentos e dicas, os educadores argumentaram e orientaram sobre como aproveitar e melhorar o processo de construção do conhecimento e a formação humana, para que na sua futura prática pedagógica propicie um ambiente inovador, capaz de instigar crianças, adolescentes e adultos a construir o conhecimento para a humanização. Também despertaram para outras necessidades na trajetória acadêmica como, a disciplina, os métodos de estudo, o esforço, a participação e comprometimento em todos os momentos e experiências, para uma formação de excelência.
A turma vem desenvolvendo várias atividades como bate-papo, debate, leitura com discussão/reflexão relacionados a formação do pedagogo, ampliando a visão sobre o curso, a formação e a atuação dos profissionais da educação. Isso nos possibilita reconhecer cada vez mais o valor do curso escolhido, destaca a acdêmica Ritieli Anese.
A turma 91 agradece a presença dos pedagogos convidados Lenice Back, Alésia Gesing, Elaine Kummer Mueller, Luis Schaefer, Maria Salete Andrade, Giane Hahn e Daiana Raquel Paschoali, que se disponibilizaram a compartilhar vivências educacionais.