No dia 28 de junho, a turma do sétimo semestre de Pedagogia da UCEFF Itapiranga, acompanhada das professoras Elenice Ana Kirchner e Maria Preis Welter, realizou visita ao Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Chapecó, com objetivo de (re)conhecer os desafios e as possibilidades, bem como o papel do pedagogo à garantia do direito à educação dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.
Já no dia 02 de julho aconteceu o diálogo referente a experiência da viagem, com a participação da egressa do curso de Direito Ketlin Wolschick, que socializou o Trabalho de Conclusão de Curso “O Direito à Educação dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo de Chapecó – SC”, e a orientadora deste trabalho, professora Izabel Preis Welter.
Este foi um momento importante para ampliar conhecimentos acerca do papel social que a educação desempenha no processo de humanização das relações. Sentir a realidade foi fundamental para reflexão dos conhecimentos mediados nas aulas, ampliando o olhar frente aos desafios educacionais, destaca a professora Elenice.
De acordo com a professora Maria, a discussão sobre os Direitos Humanos é de fundamental importância por abordar a constituição dos sujeitos de direito na sociedade democrática e a garantia do exercício da cidadania e a promoção da dignidade da pessoa humana.
"A visita ao CASE proporcionou a nós uma experiência que abriu nosso olhar para muitas questões. Além de fazer um elo entre a teoria e a prática, pudemos agregar mais conhecimento a cerca dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes firmados pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Dialogamos e refletimos também a respeito do direito à educação, a partir da oportunidade de conhecer como ela acontece dentro desse ambiente. Acredito que, sobretudo, a visita a esse espaço fez com que todos nós abríssemos nosso olhar para possibilidades de atuação do pedagogo e sensibilizou profundamente a refletir sobre humanização; sobre ser humano", destaca a acadêmica Simone Soffiatti.