Loading...

NOTÍCIAS

14 Dez 2016

Pós em Desenvolvimento Regional Sustentável encerra período de aulas com Seminário

A pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), turma de Palmitos, concluiu no último final de semana (10/12) o período de aulas. Na oportunidade, os pós-graduandos apresentaram trabalhos no Seminário de Desenvolvimento Regional Sustentável, com temas referentes as disciplinas de planejamento e desenvolvimento urbano e planejamento e desenvolvimento regional.

As apresentações contaram com a participação do coordenador do curso, professor Adilson José Fabris, e como mediadores do debate, os professores Deise Stein, André Luis Debarba, Jair André Turcatto, Marciano Babinott e Odir Luiz Fank. Os pós-graduandos apresentaram trabalhos definidos através dos grupos de pesquisa e trabalho, considerando as questões regionais, realizados a partir das metodologias usadas para o Planejamento Regional (potencialidades, limitações e problemas) e Planejamento Urbano (potencialidades, condicionantes e deficiências)

Para o professor André Luis Debarba, foi mais do que um trabalho de pós-graduação, \"foi a entrega de parte daquilo que estudamos, e entendemos fazer a diferença na vida profissional destes alunos, para que eles, possam levar um pouco do que compartilhamos, colocando-se como atores, e futuros promotores do desenvolvimento regional, fazendo a diferença no ambiente de trabalho e na região. A pós-graduação em desenvolvimento regional sustentável encerrou suas atividades com um seminário, no qual tivemos a oportunidade de identificar nos projetos apresentados, o esforço desempenhado pelos docentes e discentes, para que todo esse estudo pudesse refletir em benefício do desenvolvimento na região da ADR de Palmitos”, disse André, um dos docentes do curso.

Já o professor Odir Luiz Fank, que também trabalhou na pós, destaca que na “pós em Desenvolvimento Regional ocorreram discussões e elaboração de projetos em diversas áreas, sendo esses projetos elaborados pelos pós graduandos com auxílio dos professores da FAI Faculdades e através desses havendo interesse dos órgãos públicos ou da iniciativa privada podem efetivamente serem colocados em prática, podendo fomentar o desenvolvimento da região. Nesse sentido, a pós graduação atingiu seu objetivo e certamente bons frutos irão resultar desses projetos”.

Para a pós-graduanda Juliana Édina Chaves “é gratificante o poder de transformação do nosso eu. Saber que podemos pensar de forma diferente, agir de forma diferente, e que sim podemos fazer a diferença. A partir do momento que ingressamos na Pós, passamos a ser Agentes de Desenvolvimento com uma missão implacável de promover o desenvolvimento de forma sustentável. Hoje eu gostaria de agradecer a cada mestre, que contribuiu de forma impecável para que mudássemos a nossa visão, por que sim, mudamos o modo de ver, de sentir e a forma de planejar, e o melhor de tudo, a FAI nos instigou a fomentar sonhos e a torná-los objetivos, e quando se tornaram objetivos eles nos estenderam o seu apoio para que um dia venhamos a torná-lo realidade. Gratidão por todo conhecimento e por todo empenho!”

Andreia Fadani Schenatto disse que “na condição de aluna da pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável, agradeço a instituição de ensino FAI Faculdades, equipe de pós-graduação, professores e coordenação pela oportunidade, incentivo e repasse de conhecimento. O curso por meio dos estudos realizados dentro da demandas socioeconômica e ambientais contribuíram e contribuirão com o desenvolvimento regional em diversas dimensões como sociais, políticas, culturais, econômicas e sustentabilidade e colaborou muito para o meu próprio desenvolvimento”.

O professor e coordenador da pós-graduação, Adilson José Fabris, afirma que a partir do início das aulas em agosto de 2015, as disciplinas ministradas possibilitaram o conhecimento, o debate e a prática de pesquisas, aplicadas às várias temáticas envolvidas tais como: desenvolvimento rural, urbano e regional; as questões quanto ao meio ambiental, aos aspectos sociais e políticas públicas; novas atividades como a fruticultura e turismo. Além destas questões, o curso contemplou o debate entorno do processo sucessório e temas específicos como a bovinocultura, suinocultura, avicultura entre outros.

\"Ao fim das disciplinas, os pós-graduandos terão o desafio de pesquisar problemas, elencar oportunidades e propor soluções através da realização do Trabalho de Conclusão do Curso que iniciarão a partir dos conhecimentos, vivências e experiências proporcionadas na referida pós. O término da pós está prevista para o mês de junho de próximo ano com a apresentação do trabalho final e a certificação\", complementa o coordenador.

A pós-graduação em DRS, teve sua viabilidade a partir da parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e Gerência Regional de Educação (Gered) de Palmitos. A partir do Governo do Estado, por meio do Uniedu, foram distribuídas 27 bolsas de estudos, o que contribuiu significativamente para que as pessoas da comunidade regional participassem do curso.

Pós-graduação


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento