No dia 2 de agosto, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) da UCEFF Itapiranga promoveu a 5ª edição do evento Café com Tecnologia. Neste ano, o evento contou com a presença de acadêmicos, egressos, pais, profissionais e empresários da área de tecnologia, tendo como proposta de diálogo “Qual o perfil do Profissional de TI que as empresas esperam?”. Os debates foram conduzidos pelas professoras Adriane Dal Bosco e Juliane Colling.
Na oportunidade, proprietários e representantes das empresas Compasso, JB Software, BI Machine, Nedel Telecom e Sasso Informática compartilharam possibilidades e oportunidades de atuação dos profissionais de TI, destacando quais são os conhecimentos e habilidades necessárias para atuação na área de TI nos dias atuais.
A colaboradora Jeane da empresa JB Software destacou que foi um momento muito importante, em que os acadêmicos e pais presentes puderam conhecer mais sobre as empresas, as possibilidades de atuação e o perfil profissional, e até mesmo para que as empresas pudessem trocar experiências. Jeane destacou ainda que mesmo tendo empresas de diferentes segmentos e portes, as características profissionais buscadas nas empresas convergem para um mesmo perfil profissional, que seja proativo, criativo, que seja apaixonado pelo que faz, que saiba solucionar problemas e que esteja em constante busca de aperfeiçoamento.
O egresso do curso de Gestão de TI, Pedro Henrique Schmitt, que atualmente trabalha na empresa BI Machine de Lageado – RS, participou deste momento via web conferência, e destacou que “o evento foi uma oportunidade para obter novas visões sobre o mercado e as oportunidades que a TI oferece. Pude compartilhar minha trajetória e recordar os momentos vividos nas aulas práticas durante a faculdade, reafirmando a importância que a abordagem multidisciplinar do curso teve em minha formação”.
A acadêmica Joice destaca que “a noite do Café com Tecnologia foi uma grande oportunidade de entender o que os empresários da área esperam de nós, futuros gestores de TI. Além de ficar por dentro do que é esperado dos acadêmicos, também houve uma troca muito legal de experiências e conhecimento sobre novas tendências do mundo da tecnologia”.
Já o acadêmico Luis Felipe Royer disse que “durante os três anos do curso de GTI sempre quis saber como era o mercado de trabalho, o que as empresas procuravam e o que eu devia ter para ocupar essas vagas que aqui em Itapiranga parecem escassas, pois a cultura ainda é um tanto quanto contida sobre essa evolução tecnológica. Mas quando várias empresas, algumas com pontos em outros países apareceram e começaram a explicar um pouco como funcionava esse mundo do profissional em TI com um sorriso no rosto, mostrando que existe paixão e amor pelo que se faz de uma maneira bem espontânea e divertida, fez eu ter certeza que escolhi sim o curso certo e que esse evento fez minha paixão e amor por esse mundo meio louco da TI aumentar exponencialmente, e estou mais que animado e pronto para pular de cabeça nessa loucura”.
A coordenação do curso agradece a todos os participantes que proporcionaram uma noite de importantes debates e reflexões sobre o perfil profissional na área de TI.