Nesta semana reiniciaram as atividades do Grupo de Estudos sobre Automação Residencial e Tecnologia (GEARTI), envolvendo acadêmicos dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação e Arquitetura e Urbanismo. No primeiro encontro deste semestre foram inicialmente apresentados os novos materiais adquiridos pela Instituição, como os componentes do Arduíno e diversos equipamentos que compõe a Maquetaria.
De acordo com o professor Alessio Cagliari, o grupo tem como objetivo o estudo de tecnologias inovadoras que utilizem software e hardware livre e a sua aplicação nos processos de automação residencial. Visa ainda, aprofundar o conhecimento sobre o Arduino, produzir experiências e criar ambientes que integrem a utilização de tecnologia respeitando aspectos de eficiência energética e a utilização racional de materiais e tecnologia.
O que é um Arduino?
Arduino é uma ferramenta para criar computadores que podem sentir e controlar mais o mundo que seu PC. Ele é uma plataforma física de computação de código aberto baseado numa simples placa microcontroladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa.
O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, admitindo entradas de uma séria de sensores ou chaves, e controlando uma variedade de luzes, motores ou outras saídas físicas. Projetos do Arduino podem ser independentes, ou podem se comunicar com software rodando em seu computador (como Flash, Processing, MaxMSP.). Os circuitos podem ser montados à mão ou comprados pré-montados; o software de programação de código-livre pode ser baixado de graça.
A linguagem de programação do Arduino é uma implementação do Wiring, uma plataforma computacional física semelhante, que é baseada no ambiente multimídia de programação Processing.