O Grupo de Estudo e Pesquisa do curso de Agronomia da FAI (GEFITO), coordenado pela professora Drª Fabiana Raquel Mühl, juntamente com os acadêmicos participantes do grupo, estão desde o mês de março avaliando a qualidade fisiológica e sanitária das sementes de aveia que compõem o ensaio nacional. Todos os genótipos de aveia, também, estão sendo avaliados pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Fitotecnia, coordenado pelo professor Me. Neuri Antonio Feldmann, em uma propriedade do acadêmico Marcos Zambiasi, no município de Descanso/SC.
As avaliações estão sendo realizadas no laboratório de Fitotecnia e na casa de vegetação. No laboratório foram já avaliadas a germinação e vigor das sementes e a análise sanitária, com identificação de todos os fungos encontrados nos genótipos. Na casa de vegetação o material está sendo monitorado para posterior análise do teor de matéria seca.
O objetivo do GEFITO é proporcionar, aos alunos participantes, maior especialização na área de fitopatologia. Segundo a professora Fabiana nos encontros os acadêmicos discutem a pesquisa cientifica voltada a comunidade regional, através de estudos de laboratório, atividades na casa de vegetação e elaboração de artigos e resumos científicos. Visa ainda, promover laços entre acadêmicos e mercado de trabalho, sendo uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades exigidas no mercado de trabalho na área de Fitopatologia.