Loading...

NOTÍCIAS

17 Set 2014

Grupo de Estudo e Pesquisa em Fitotecnia realiza implantação de experimentos com a cultura do milho

Por Neuri Antonio Feldmann - professor do curso de Agronomia

O grupo de Estudo e Pesquisa em Fitotecnia da FAI Faculdades realizou a implantação de experimentos na cultura do milho, avaliando a aplicação de duas fontes de nitrogênio em diferentes estádios de desenvolvimento da cultura. O trabalho visa identificar possíveis aumentos na produção em função do estádio fenológico de aplicação e da eficiência agronômica da fonte de fertilizante utilizada.

Nas últimas safras, muitos produtores, através de informações técnicas e não científicas, têm antecipado as aplicações de fertilizantes nitrogenados na cultura do milho, aplicando nos estádios V2 e V4, ou seja, antecipando as aplicações que normalmente se realizam nos estádios V4 e V8. Esta antecipação das aplicações de N possibilitam que a planta esteja melhor nutrida nos momentos de diferenciação dos órgãos reprodutivos. No entanto, estes momentos, não condizem com a fase de máxima demanda e absorção de N pela cultura, podendo se tornar um fator limitante à produtividade da cultura. No mesmo sentido, os trabalhos também avaliarão o uso de fontes nitrogenadas com inibidor de urease, responsável pela diminuição das perdas de nitrogênio por volatilização comparando com a ureia simples.

Esses fatos levaram o grupo de pesquisa em Fitotecnia a realizar dois experimentos, um deles na área experimental do Curso de Agronomia da FAI, localizada à Linha Santa Fé Alta, e outro na área de um produtor rural em Iporã do Oeste. Em ambos os locais será aplicado nitrogênio na dose de 200 kg.ha-1 em V2 (50%) + V4 (50%); V2 (30%) + V4 (70%); V4 (50%) + V8 (50%), sendo esses tratamentos realizados com aplicação de ureia simples e ureia contendo inibidor de urease.

Segundo o professor Neuri Feldmann, coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fitotecnia, com este estudo o grupo deseja responder quais os melhores estádios de aplicação e a melhor fonte de N a ser aplicada, pois são informações extremamente importantes que poderão ser utilizadas em nossa região, melhorando a eficiência da adubação nitrogenada e aumentando o rendimento da cultura do milho.

O coordenador do curso de Agronomia, professor Anderson Rhoden, comenta que este é mais um dos relevantes estudos realizados pelos professores e acadêmicos do curso e destaca que os experimentos são fundamentais para avaliar e/ou propor recomendações técnicas para melhorar e/ou aumentar a eficiência de práticas culturais. Rhoden finaliza dizendo que a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento da agricultura e por isso devemos parabenizar os professores e os acadêmicos envolvidos neste belo trabalho.

Agronomia


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento