O grupo de estudo e pesquisa em Fitotecnia do curso de Agronomia da FAI Faculdades, conduzido pelo professor mestre Neuri Antônio Feldmann, iniciou a implantação dos experimentos com culturas de inverno. Os primeiros trabalhos implantados ocorreram na última semana na propriedade do acadêmico Rogério Klein, localizada na Linha Baú e correspondem à avaliação do potencial forrageiro e cobertura de solo de cultivares de aveia preta e aveia branca oriundas de várias instituições de pesquisa do Sul do país. Os mesmos experimentos serão implantados no município de Belmonte/SC, na propriedade do acadêmico Marcos Paulo Zambiazi. Os experimentos fazem parte de uma rede de ensaios conduzidos sob a coordenação da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia.
Além dos trabalhos com aveia, estarão sendo implantados nos próximos dias na área experimental da FAI, experimentos com a cultura do trigo, sendo este uma parceria com a Embrapa Trigo de Passo Fundo/RS.
Conforme o professor Neuri, trabalhos como este mostram a importância da pesquisa realizada pelos acadêmicos do curso de Agronomia da FAI, não somente a nível regional, mas também pela visibilidade e oportunidade de divulgar os trabalhos em congressos a nível nacional. Estas oportunidades motivam ainda mais os acadêmicos a realizar novos trabalhos, engrandecendo ainda mais o curso de Agronomia.
O professor Neuri destaca que trabalhos como este para nossa região são extremamente importantes em função da grande utilização desta cultura no período de inverno, principalmente em propriedades com atividade leiteira, trazendo conhecimento técnico e possibilidade de recomendação de genótipos adaptados às condições edafoclimáticas de nossa região.
O coordenador do curso, professor Anderson Rhoden, comenta que a pesquisa é uma atividade importante para o curso e para a formação dos acadêmicos. O curso de Agronomia busca investir na pesquisa para que os acadêmicos participem, o que favorece a formação destes, permitindo-lhes aprimorar o conhecimento, melhorar o currículo e ao mesmo tempo criar expectativa de continuar estudando nos programas de pós-graduação. Um grupo de estudo e pesquisa instiga os acadêmicos a pensar além da sala de aula e ver que sempre há algo a ser estudado a fim de buscar o conhecimento.