Loading...

NOTÍCIAS

18 Out 2014

Grupo de acadêmicos e professores de GTI participam da Latinoware 2014 em Foz do Iguaçu

Nesta quinta e sexta-feira (16 e 17/10) 40 acadêmicos e professores do curso de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) da FAI Faculdades estiveram em Foz do Iguaçu participando da Latinoware 2014 - XI Conferência Latino-americana de Software Livre.

Conforme a coordenadora do curso, professora Silviane Lawall, esta é segunda participação de GTI na Latinoware. \"No ano passado também estivemos no evento que conta com a participação de estudantes e professores de diversos países, principalmente do Mercosul\", explica a professora.

A presidente do Centro Acadêmico, Patricia Delavy, disse que a viagem de estudos para Latinoware foi organizada pelo Cageti juntamente com a coordenação do curso e foi um sucesso. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar de várias palestras e minicursos que envolviam os mais diversos assuntos ligados a Tecnologia da Informação (TI).

\"Participar da Latinoware foi de grande valia, pois nas palestras e minicursos haviam pessoas de várias regiões do Brasil e até de outros países, o que possibilitou uma grande troca de experiências e conhecimentos. Além dos estudos, os acadêmicos puderam visitar as Cataratas, ponto turístico de destaque em Foz do Iguaçu, considerada uma das sete maravilhas naturais do mundo. Em nome do Cageti gostaria de agradecer aos participantes da Latinoware, pois os resultados positivos obtidos só foram possíveis com a colaboração de todos\", avalia Patrícia.

Já o acadêmico formando Leonardo Junges disse que pela segunda vez esteve participando da Latinoware, e cada ano o evento surpreende com as mais diversificadas palestras e estrutura para acolher da melhor forma possível todos os estudantes que vão lá, este ano mais de 4 mil. \"Mais uma vez foi um show. Para completar a viagem e fechar com chave de ouro, visitar a Cataratas do Iguaçu é realmente incrível, um espetáculo da natureza que não podia deixar de ser visitado. Agradeço a todos os colegas e professores que participaram e fizeram com que a viagem novamente fosse um sucesso\", agradeceu Leonardo.

A acadêmica do 2º semestre de GTI, Gabriela Casagrande, avalia que \"a viagem à Latinoware foi de grande importância para todos nós, pois através das palestras pudemos obter mais conhecimento e inspiração para nossas carreiras, tendo uma visão maior sobre o que realmente iremos exercer. Além disso, os passeios e a visita às Cataratas foram maravilhosos, conhecemos novos lugares e todos os alunos e professores puderam se aproximar e interagir. Foi excelente e espero que tenhamos mais oportunidades como essa\", avaliou Gabriela.

\"Foi uma nova experiência e tanto. Não é a toa que a Latinoware tem tanta repercussão no mundo da tecnologia da informação. Ótimas palestras e uma super organização. Sem dúvida, a viagem foi muito proveitosa. Além de todo o conhecimento adquirido tem a integração com os colegas do curso e professores, e ainda de conhecer novas pessoas da área, já que a Feira reúne estudantes dos mais diversos lugares. Teve ainda os passeios turísticos, o que tornou a viajem ainda melhor. Próximo ano participarei novamente\", disse a acadêmica Andréia Gemmer.

O estudante Henrique Chiesa gostou tanto da viagem que já está aguardando o convite para a próxima. \"Muito boa mesmo. As palestras a cada ano ficam mais interessantes e as oficinas também\", destacou Chiesa. Para a professora Silviane Lawall Soares o evento foi ótimo. \"Tivemos a oportunidade de aprender com profissionais de renome na área de tecnologia do Brasil e do mundo. Adquirimos e compartilhamos experiências que contribuirão para a formação dos Gestores de TI da FAI. Que venha a Latinoware 2015\", disse a professora.

Já o professor Aléssio Cagliari disse que eventos como a Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware) são importantes tanto em função da enorme gama de palestras, minicursos, workshops e mesas-redondas oferecidas, que servem de inspiração e abrem o leque de possibilidades dos acadêmicos, além de apresentar relações entre empreendedorismo, inovação e tecnologias livres. \"É um evento grandioso que reúne profissionais de todas as áreas da tecnologia da informação e estudantes da área de TI interessados no tema, além de estimular a criação de novos projetos\", enfatizou o Aléssio.

O grupo de acadêmicos e professores saiu de Itapiranga na tarde de quarta-feira e ficou hospedado numa Pousada em Foz do Iguaçu, com retornando na madrugada deste sábado.

Termina mais uma edição da Latinoware

Palco para a apresentação das principais novidades em software livre do mundo, a 11ª edição da Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware) terminou nesta sexta-feira, no Parque Tecnológico Itaipu. Durante os três dias do evento, que contou com 4.532 participantes, foram promovidas cerca de 250 atividades, somando mais de 350 horas de palestras, minicursos, workshops, mesas-redondas e outras ações ligadas ao universo da Tecnologia da Informação e do software livre.

A Latinoware 2014 reuniu estudantes e profissionais de todas as áreas da tecnologia da informação na discussão sobre a importância do software livre. Durante o evento, foram abordados temas como as tendências e o futuro do hardware; segurança e privacidade; novo conceito de desenvolvimento integrado com operações; modelagem 3D, fotografia panorâmica e videografismo com software livre; educação e robótica pedagógica; desenvolvimento e métodos ágeis; software público; cyberativismo, entre outros.

Considerada um dos maiores e mais importantes eventos do gênero no mundo, a Latinoware trouxe a Foz do Iguaçu participantes de quase todos os estados brasileiros. O Paraná foi o estado com o maior número de representantes – 1.768 – seguido do Rio Grande do Sul, com 450 inscritos, e Minas Gerais, com 446. Além dos brasileiros, 225 estrangeiros marcaram presença na Latinoware. O maior grupo foi o do Paraguai, com 214 participantes. Argentina, Equador, Estados Unidos, Inglaterra, México, Peru e Venezuela também contaram com representantes no evento.

Nesses onze anos, a Conferência acompanhou a verdadeira revolução do software livre no Brasil e no mundo. O constante processo de inovação permitiu que as ferramentas livres se tornassem, muitas vezes, uma alternativa superior em diferentes pontos em relação ao software proprietário. Além do espaço no mercado, outra conquista alcançada foi a inclusão do estudo de sistemas de software livre nos cursos da área.

A Latinoware é organizada pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Para esta edição, contou com o apoio do site Proteja seu Filho na Internet; Agenda-TI; Comunidade Gnu/Linux – Paraguai; Demoiselle Framework; Revista Espírito Livre; Tela Social; Coalti; Fórum Goiano de Software Livre; ThoughtWorks; e ABRAPHP.

GTI


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento