Os acadêmicos formandos do curso de Agronomia da UCEFF Itapiranga realizaramviagem de estudos, acompanhados do coordenador do curso, professor Neuri Antonio Feldmann. O roteiro incluiu a empresa Biotrigo Genética, o Laboratório de Biotecnologia da Universidade de Passo Fundo, a Corteva Agriscience localizada em Coxilha/RS e a empresa Stara no município de Não-me-toque/RS.
No dia 6 de dezembro os estudantes conheceram a empresa Biotrigo Genética onde foram apresentadas as novas técnicas de melhoramento utilizadas na cultura do trigo para a resistência e tolerância às doenças e aos fatores abióticos para o aumento de produtividade e todo o processo de melhoramento para o desenvolvimento de novas cultivares. Em seguida conheceram toda a estrutura da empresa, destacando os diversos laboratórios e testes que são realizados no melhoramento genético de trigo. Na parte da tarde, os acadêmicos visitaram o laboratório de Biotecnologia da Universidade de Passo Fundo, onde tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de micropropagação, que é uma técnica muito utilizada para o melhoramento de plantas que não produzem sementes, como batata e morango.
No dia 7 de dezembro puderam conhecer a empresa Corteva Agriscience localizada no município de Coxilha/RS, onde tiveram a oportunidade de explorar e trocar ideias sobre o melhoramento genético do milho, principalmente no desenvolvimento de linhagens e produção de híbridos de qualidade. Visitaram, também, o laboratório de Fitopatologia onde é identificado híbridos resistentes à podridões do colmo e acompanharam no campo o processo de polinização para a obtenção de linhagens para posterior desenvolvimento de híbridos.
Em Não-me-toque os acadêmicos conheceram a estrutura da Stara onde acompanharam uma apresentação institucional sobre a evolução da empresa e os produtos hoje desenvolvidos e visitaram o parque fabril, onde tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de produção das máquinas agrícolas, bem como as tecnologias desenvolvidas pela empresa.
O professor Neuri destaca que estas visitas técnicas são oportunidades únicas para professores e alunos receberem informações sobre o desenvolvimento das pesquisas na área de melhoramento genético, produção de sementes e no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, onde a participação do Engenheiro Agrônomo tem papel fundamental.