Com o objetivo de sensibilizar professores para a importância da teatralização e contação de história na educação a FAI Faculdades oferece no dia 6 de junho oficina com a professora Silvia Fuller. Conforme o coordenador das atividades de Extensão, professor Kurlan Frey, o público alvo são os professores, estudantes de pedagogia, profissionais ligados as artes e a comunicação e interessados em geral.
Serão oferecidas 35 vagas com carga horária de 8 horas. A taxa de inscrição é de R$ 125,00.
A Oficina será principalmente prática e está baseada nos Jogos Teatrais e nas técnicas de Contador de Histórias do teatro físico, dentro da linha de Jacques Lecoq e no trabalho de consciência corporal pelo movimento, especialmente através das técnicas de Feldenkrais. Teremos uma breve introdução ao tema seguida de atividades de Consciência Corporal, Técnicas de Contador de Histórias e Exercícios de Improvisação.
Informações complementares:
O contador de histórias, através da expressividade de seu corpo e da modulação de suas energias, é capaz de contar e ao mesmo tempo interpretar as personagens de uma história, mesmo sozinho e sem a necessidade de figurinos e adereços. Com o corpo vivo e consciente de suas sensações, o contador materializa todo o imaginário de uma história na ação dramática.
Assim a oficina através das técnicas de Contação de Histórias tem como objetivo propiciar aos participantes o desenvolvimento de suas potencialidades de comunicação e expressão pessoal. Para isso trabalharemos as ferramentas que possibilitam este estado expressivo:
Presença Estar centrado, tranquilo e seguro.
Foco Sustentar o foco e direcionar sua energia aos seu público e aos parceiros.
Disponibilidade e Prontidão Capacidade de auto-mobilização a cada instante, respondendo com precisão a cada momento.
Cumplicidade Conexão com o objeto de sua comunicação.
Espontaneidade e improvisação Respostas originais e genuínas as situações.
Consciência Corporal Habilidade de usar o corpo a seu favor, conhecendo suas possibilidades corporais únicas.
Charme pessoal, energia.
Consciência mítica.
Buscaremos ainda expandir o repertório de elementos para a criação de contações de histórias dos participantes, através de experimentações e jogos que trabalham com contrastes e complementações, elementos, diferentes materiais, cores e texturas, entre outros.