Nesta quarta-feira (4/7) os acadêmicos do 7º semestre de Pedagogia, realizaram evento de socialização das atividades práticas realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado IV – Espaços Não Escolares, ministrada pela professora Alexandra Franchini Raffaelli. O objetivo foi ressignificar a profissão do pedagogo em suas possibilidades de atuação.
A professora da disciplina ressalta que, incentivar os alunos a desenvolverem suas habilidades na organização de um evento, promove suas capacidades de interagir com as diferentes áreas da Pedagogia, objetivo do curso. Nesse semestre, os desafios foram além das práticas nos diferentes espaços, os temas que envolveram saúde, qualidade de vida, relacionamento interpessoal, economia, deram sentido ao tema do evento “APRENDER E EMPREENDER: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO” e foram publicados em jornais, sites e entrevistas em rádios locais, reafirmando as possibilidades de atuação do pedagogo nos espaços não escolares.
A aluna Ritieli Anese salienta que “o estágio em espaços não escolares (re)construiu nossas visões e possibilidades de atuações na área da pedagogia. Realizamos nossa práxis docente na ala psiquiátrica do Hospital Santo Antônio de Tenente Portela/RS, um dos espaços mais desafiadores em nossa concepção por vários motivos: na semana de observação o contato foi com os pacientes internados naquele momento, diferente da semana da prática que aconteceu a troca e internações de outros pacientes. Esses aspectos, exigiram muito de nós, pois precisamos ser flexíveis e resilientes em nosso planejamento, estando constantemente em diálogo com a pedagogo responsável pelo setor e a professora da disciplina".
Salienta a acadêmica que o campo de estágio deu, ainda mais certeza, da presença e necessidade de um pedagogo, pois “a todo instante de nossa observação era necessário a presença e contribuições da pedagoga para observar, dialogar e intervir quando necessário". A aluna Lunara Boufleur destaca que “sem sombra de dúvidas, o tema 193 Alerta: O relacionamento interpessoal salva e muda vidas, desenvolvido com o Corpo de Bombeiros de Itapiranga, reafirmou suas intenções de buscar o aperfeiçoamento nas diferentes áreas da pedagogia, possivelmente, desenvolver trabalhos com os recursos humanos de empresas".
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Preis Welter, a socialização do estágio é o momento de apresentar os resultados do processo no qual muitas pessoas estiveram envolvidas. Desta forma agradecemos aos familiares pelo incentivo e apoio, aos professores que com competência mediaram conhecimentos, ao campo de estágio pela acolhida e a possibilidade de realização do estágio, à UCEFF pelo apoio e compromisso com a qualidade acadêmica e aos acadêmicos que desenvolvem a sua formação com comprometimento e responsabilidade. O resultado positivo é fruto de muita cooperação.
Professora e acadêmicos agradecem à coordenadora do curso professora Ma. Maria Preiss Welter, à Pró-Reitora acadêmica, professora Ma. Lenir Luft Schimidt, aos professores do curso, alunos, familiares dos acadêmicos e a todos os responsáveis pelos campos de estágio que incentivaram e participaram desse momento. Ressalta a professora Alexandra que transformar ideias em realidade só é possível quando o trabalho é pensado e assumido em equipe.