O Vestibular de Verão da FAI Faculdades de Itapiranga está com inscrições abertas para a 2ª turma do curso de Engenharia de Produção. Conforme o coordenador do curso, professor Jair Fiori Júnior, o Engenheiro de Produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de engenharia que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam técnicas de produção e ordenam as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma empresa. \"Estamos oferecendo 40 vagas nesta segunda turma do curso, inédito na região\", enfatiza o professor Jair.
A Engenharia de Produção é o ramo da engenharia que gerencia pessoas, materiais, equipamentos, energia e informações para aumentar a produtividade de uma empresa. Segundo a Profª. Flávia C.T. Mendes, a Engenharia de Produção atua na concepção, projeto e gerenciamento de processos produtivos de bens e de serviços, caracterizados pela integração do homem, material, equipamentos e meio ambiente, podendo atuar no setor de gestão quando técnico de uma organização. O objetivo deste trabalho é aumentar a produtividade e a qualidade tanto dos produtos quanto dos serviços.
O campo de atuação do engenheiro de produção é amplo: estende-se desde empresas de manufatura até organizações de prestação de serviços, como instituições financeiras, empresas de comércio, operadores logísticos, escolas e autarquias governamentais. Suas funções nessas organizações incluem a especificação, o gerenciamento e o controle de sistemas e de processos produtivos, a avaliação do seu desempenho e a implementação de melhorias no seu funcionamento e nas condições de trabalho.
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABREPRO), algumas atividades que o Engenheiro de Produção pode executar dentro de uma empresa ou organização são: Área de operações: execução da distribuição dos produtos, controle de suprimentos; Área de planejamento: estratégico, produtivo, financeiro; Área financeira: controle financeiro, controle dos custos, análise de investimentos; Área de logística: planejamento da produção e da distribuição de produtos; Área de marketing: planejamento do produto, mercados a serem atendidos.
O curso tem duração de cinco anos, 10 semestres, sendo oferecido no período noturno, com aulas das 19h às 22h36. Em 2014 a mensalidade é de R$ 747,00 para pagamento até o vencimento da parcela.
O MERCADO DE TRABALHO
Segundo a ABREPRO a situação atual de retração do mercado de engenharia no Brasil, o mercado de engenharia de produção é sem sombra de dúvida o que desfruta da melhor situação. Todos os engenheiros de produção vem conseguindo boas colocações no mercado principalmente em função do seu perfil que coincide com o que se está demandando nos dias de hoje: um profissional com uma sólida formação científica e com visão geral suficiente para encarar os problemas de maneira global.
O mercado de trabalho para o engenheiro de produção tem-se mostrado extremamente diversificado. Além do mercado tradicional (empresas, cooperativas e empreendimentos industriais), uma série de setores/áreas passaram a procurar os profissionais formados em engenharia de produção.