A egressa do curso de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI), Juliane Colling, foi aprovada para o mestrado na Universidade Federal Fronteira Sul. Conforme a coordenadora de GTI, professora Silviane Lawall Soares, a ex-aluna é da primeira turma de formandos e também a primeira do curso a seguir a carreira acadêmica, agora já lecionando no Ensino Superior.
\"A conquista da egressa deixou todos os professores do curso muito felizes. A Juliane sempre demonstrou gosto pela pesquisa e curiosidade em saber o porquê das coisas, além disso, suas notas sempre foram ótimas\", destaca a coordenadora.
Para a egressa de GTI, \"ser aprovada para cursar o Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, foi uma grande conquista para mim. Com uma concorrência de 11 candidatos por vaga, o processo seletivo não foi fácil, sendo composto por prova de conhecimentos e entrevista com professores do programa de Pós Graduação em Educação. Eu já havia cursado uma disciplina como aluna especial no último semestre, e acredito que isso foi de extrema importância para o bom resultado no processo seletivo\".
Juliane destaca a participação em eventos acadêmicos e científicos, viagens, publicação de trabalhos e participação das diversas atividades oferecidas pelo curso de Gestão da Tecnologia da Informação da FAI, que foram muito importantes para compor a bagagem de conhecimentos que possibilitaram o ingresso no mestrado, sem falar na qualificação dos professores do curso. \"De forma especial cito a coordenadora do curso, Silviane Lawall, e minha orientadora da graduação, professora Adriana Brião, que além de compartilhar seus conhecimentos sempre incentivaram a buscar novos desafios. Além da participação de eventos e grupo de estudos voltados às tecnologias educacionais, tive a oportunidade de integrar a equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação da FAI, atuando diretamente com o atendimento de alunos e professores do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Desta forma, minha atuação acadêmica e profissional sempre esteve ligada às tecnologias educacionais, e por isso busquei o mestrado em Educação\", explica a egressa de GTI.
A proposta de pesquisa para o mestrado é analisar a formação tecnológica dos professores, realizando levantamento das disciplinas curriculares e demais atividades ofertadas em cursos de licenciatura de universidades de todo o Brasil, que visam a formação dos professores para o uso das tecnologias em sala de aula. A linha de pesquisa é Conhecimento e Desenvolvimento nos Processos Pedagógicos, e a orientadora da pesquisa será a professora Dr. Adriana Richit.
\"Serão dois anos de muito aprendizado e novos desafios, que com certeza irão agregar muito em minha formação profissional e pessoal\", enfatiza Juliane Colling.