Loading...

NOTÍCIAS

05 Jul 2016

Doenças de plantas são discutidas pelos acadêmicos do 5° semestre de Agronomia

Nas últimas semanas foram apresentados os seminários sobre as Doenças de várias culturas de importância econômica, na disciplina de Fitopatologia, pelos acadêmicos do quinto semestre do curso de Agronomia da FAI Faculdades, ministrada pela professora Drª Fabiana Raquel Mühl.

Nesta oportunidade os acadêmicos realizaram uma pesquisa teórica das principais doenças que acometem as culturas de soja, milho, trigo, feijão, fumo, citros e tomate baseando-se na classificação de McNew (1960), que propôs uma classificação para as doenças de plantas baseada nos processos fisiológicos vitais da planta interferidos pelos patógenos, que são: acúmulo de nutrientes em órgãos de armazenamento para o desenvolvimento de tecidos embrionários; desenvolvimento de tecidos jovens às custas dos nutrientes armazenados; absorção de água e elementos naturais minerais a partir de um substrato; transporte de água e elementos minerais através do sistema vascular; fotossíntese; utilização, pela planta, das substâncias elaboradas através da fotossíntese.

Posteriormente, ocorreu a apresentação dos seminários na Sala Interativa, onde os acadêmicos discutiram as principais doenças das culturas, principalmente os sintomas, as condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento dos patógenos e as principais formas de controle. Foram discutidas doenças causadas por fungos, bactérias, vírus e nematóides que são os micro-organismos que atualmente causam danos nas plantas.

Além disso os acadêmicos durante a disciplina elaboraram um Herbário Fitopatológico, onde a proposta foi a identificação e a descrição de 40 doenças encontradas nas culturas de nossa região. O herbário é uma coleção de plantas, principalmente de folhas secas, com sintomas de doenças, e organizadas que servem como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo.

Para a professora Fabiana “o correto diagnóstico das doenças em plantas de valor econômico é essencial para garantir a segurança alimentar e evitar prejuízos maiores, por isso durante a disciplina foram realizadas diversas atividades com o objetivo dos acadêmicos desenvolver a habilidade de realizar identificar as doenças e discutir algumas formas de controle. Além disso, a avaliação em forma de seminário faz com que os acadêmicos desenvolvam a habilidade da pesquisa, à autonomia na busca de conhecimentos e o trabalho em grupo”. A professora Fabiana parabeniza todos os acadêmicos pelo empenho e dedicação na realização das atividades propostas durante a disciplina de Fitopatologia.

Agronomia


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento