Com o objetivo de promover a vivência e a divulgação dos valores e das atividades culturais presentes na região de abrangência da FAI Faculdades, foi realizada a Noite Intercultural, promovida pelos cursos de Pedagogia e Matemática. O evento foi marcado por uma viagem cultural, que permitiu aos presentes interpretarem usos e costumes das culturas gaúcha, italiana, alemã, afro-brasileira e indígena. Dentre as manifestações culturais da região apresentadas no evento, o público teve a oportunidade de assistir e vivenciar a dança, a música, o canto coral, o jogo de capoeira, bem como a historicidade dessas manifestações.
De acordo com as coordenadoras dos cursos de Pedagogia e Matemática, o evento teve como objetivo conhecer e compreender aspectos das diferentes culturas no âmbito regional e sua influência na formação pessoal e profissional e, especificamente, no campo educacional. Os participantes foram agraciados com atividades diversificadas e de qualidade, um verdadeiro show. A noite de brilho e congraçamento de valores confirma mais uma vez que a diversidade cultural é marcante na nossa região e, como bem lembrado durante o evento, somos todos irmãos e crescemos com e nas diferenças.
Os apresentadores do evento, professora Alexandra Raffaelli e professor Vianei Hammerschmitt, instigaram o público a refletir a importância de estar alicerçado em sua cultura, respeitando a diversidade e percebendo-se parte dela. O Brasil é um país incrivelmente rico em diversidade cultural. A representação dessa noite nos permitiu garantir essa ideia, dando-nos a certeza de que podemos buscar no convívio do diferente, nossas igualdades, afirmou a professora Alexandra.
Estiveram representadas no evento, a cultura gaúcha, expressada na dança tradicionalista dos alunos da professora Alexandra, do município de Vista Gaúcha (RS); a cultura afro-brasileira, apresentada pelo professor Ricardo, com o grupo de capoeira de Itapiranga; a cultura indígena, trazida pelo professor Ênio e seus alunos, do município de Planalto (RS); a cultura italiana, expressada através do grupo de canto italiano de Riqueza (SC) e a cultura alemã, representada pelos municípios de Itapiranga, São João Oeste e Tunápolis (SC). Os números apresentados encantaram o público presente com sua multiplicidade, sendo que a multiculturalidade do evento foi o ponto alto da noite.
As coordenações dos cursos de Pedagogia e Matemática, muito satisfeitas com o resultado da primeira edição da Noite Intercultural, agradecem aos que compartilharam conhecimentos e a arte da sua cultura, ao público participante e aos apresentadores do evento, professores Alexandra e Vianei, que tocaram e envolveram a todos(as) com emoção.