Loading...

NOTÍCIAS

09 Jun 2015

Cursos de Pedagogia e Matemática da FAI Faculdades promovem debate

No dia 03 de junho de 2015 o curso de Pedagogia promoveu um debate tendo como temática “Proposta Pedagógica: a identidade da escola” com a participação dos acadêmicos do 3º, 5º e 7º Semestre de Pedagogia e os acadêmicos do Curso de Matemática da FAI Faculdades, a coordenadora do curso de Pedagogia Professora Maria Preis Welter e a coordenadora do Curso de Matemática, professora Lourdes Conci Griebeler.

O debate, coordenado pela professora Lisete Hahn Kaufmann, teve como objetivos principais conhecer a importância da Proposta Pedagógica, debatendo questões pertinentes em relação ao processo de construção, sua materialização no espaço escolar, as possibilidades e as dificuldades; Compreender a Proposta Pedagógica como uma oportunidade para a escola escolher o currículo e organizar o espaço e o tempo de acordo com as necessidades de ensino; Perceber a relação da Proposta Pedagógica com a LDB, as diretrizes curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional da Educação e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e permitir a aplicação da Proposta Pedagógica nos estágios e na prática docente.

Para debater a temática foram convidados representantes das Secretarias de educação dos municípios, representantes das Gerências Regionais de educação e Coordenadorias Regionais de educação de abrangência da FAI. Estiveram presentes: Inês Pilatti, Supervisora de Ensino da Gerência Regional de Palmitos; Vilson Von Borstel, Supervisor de Ensino e Carla Dalssotto, Integradora de Ensino Médio da Gerência Regional de Educação de Itapiranga; Elaine Rambo, Secretária de Educação, Elaine Kummer Muller, Metilde Locateli e Cleonice dos Santos Becker, coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Itapiranga e Vianei Hammerschmitt, Secretário de Educação do município de Tunápolis.

Para iniciar a atividade, os presentes no evento foram agraciados com a música “Caipira” que foi classificada entre as 10 finalistas dos Talentos da Cidade, em São Miguel do Oeste, interpretada pela acadêmica do 5º Semestre, Diangelis Kist.

Inês Pilatti, Supervisora de Ensino da Gerência Regional de Educação de Palmitos iniciou a discussão, apresentando a Proposta Curricular de Santa Catarina que foi atualizada no final de 2014. Destacou seu histórico de construção; a educação básica e a formação integral com foco no percurso formativo e a diversidade como princípio educativo e contribuições das áreas do conhecimento para a educação básica e a formação integral.

Vilson Von Borstel, supervisor de Ensino e Carla Dalssotto, Integradora de ensino da Gerência de Educação de Itapiranga falaram da atuação da gerência, destacando as escolas, os níveis de ensino, os programas que são desenvolvidos e a atenção que é dispensada à educação integral e inclusiva.

A Secretária de Educação Elaine Rambo e Elaine Kummer Muller, Metilde Locatelli e Cleonice dos Santos Becker, coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal da Educação do município de Itapiranga destacaram os trabalhos desenvolvidos na Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede, dando ênfase aos aspectos pedagógicos metodológicos. Focaram ainda o processo de construção do novo Plano Municipal de educação, que está em fase de aprovação pelo poder legislativo.

Vianei Hammerschmitt, secretário municipal do município de Tunápolis, direcionou sua fala focando principalmente a fundamentação teórica que norteia a proposta pedagógica, o perfil esperado do aluno, a reestruturação da Grade Curricular e a proposta de Educação Integral. Lembrou também do trabalho de construção do novo Plano Municipal de Educação, que também está na fase dos ajustes e aprovação do Legislativo.

Após a fala dos convidados das diferentes instituições, várias questões foram levantadas por professores e acadêmicos, o que evidenciou a importância do evento para a formação.



  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento