O curso de Odontologia da UCEFF Itapiranga realizou nos dias 7 e 8 de novembro o 1º Simpósio Científico Odontológico com palestras, "hands-on'' para acadêmicos do curso e apresentação de trabalhos científicos.
Conforme a coordenadora, professora Paola Spessato Schwerz, este foi um momento de muito aprendizado para os acadêmicos do curso nota máxima no MEC. O objetivo do evento, segundo a coordenadora, foi ampliar os horizontes dos acadêmicos, trazendo para Itapiranga palestrantes conceituados na área da odontologia. Além disso, “o evento buscou oferecer para a comunidade odontológica de Itapiranga e região uma oportunidade de formação gratuita, aproximando os acadêmicos e o mercado de trabalho”, destaca Paola.
Já a coordenadora adjunta Marina Jung ressalta a importância de eventos como este para introduzir os alunos no meio científico e para proporcionar a possibilidade dos acadêmicos terem a oportunidade de aprender com profissionais renomados da Odontologia. “Para ampliar o conhecimento dos alunos, houve também um momento para apresentação de painéis científicos. Os painéis passaram por avaliação de bancas compostas por professores de diversos cursos da UCEFF de Itapiranga e foram expostos para todos os acadêmicos da UCEFF, contribuindo assim, não só para a área científica da faculdade, mas também do município de Itapiranga”.
Para a professora Luisa Dockhorn o Simpósio foi uma complementação do que vem sendo trabalhado em sala de aula. “Os palestrantes trouxeram aos alunos visões diferentes da Odontologia clínica diária. As palestras se complementaram ressaltando a importância do planejamento e os cuidados individuais de cada paciente, assuntos esses tratados com ênfase pelos professores. Além disso, o evento despertou curiosidade nos acadêmicos frente as diferentes áreas que o cirurgião-dentista pode atuar, trazendo um pouco dos desafios e a rotina dos profissionais em cada especialidade”.
Os quatro trabalhos que mais se destacaram foram premiados:
A acadêmica Maria Eduarda Zanatta do 4º semestre acredita que o Simpósio foi uma experiência única aos alunos que estão começando a prática clínica, como para aqueles que já estão acostumados com a rotina. Para a aluna, o evento pôde trazer experiências importantes e inovadoras para o futuro dos alunos, seja nos momentos onde foram vistos assuntos inovadores na Odontologia, como aqueles onde a prática se fazia presente. “A apresentação dos painéis científicos também agregou no sentido de novos conhecimentos de forma clara e direta, até mesmo para quem não possuía relação sobre o assunto. Além disso, a união entre os estudantes, professores e coordenação foi um momento muito importante para o curso, podendo posteriormente, serem discutidos em sala de aula.
A acadêmica Tainara Ghilardi, do 6º semestre, avalia que o 1° Simpósio Científico Odontológico foi um grande marco para o curso de Odontologia da UCEFF Itapiranga. “Para nós alunos, é extremamente gratificante ver a evolução do curso, assim como a dedicação de nossa coordenação e professores para que esse evento pudesse ser realizado e agregasse no nosso desenvolvimento acadêmico. A presença de renomados profissionais da área odontológica em nossa sede é motivo de muito orgulho. A troca de conhecimento e experiências é extremamente importante para nós, analisar de uma maneira diferenciada a rotina do profissional, casos a que estamos expostos a todo momento, e que para resolução envolvem o conhecimento básico ensinado durante a graduação. Não poderia deixar de contemplar o excelente trabalho desenvolvido pelos professores e ministrantes dos Hands-on, acredito que para todos os alunos que participaram foi uma experiência indescritível que envolveu a aprendizagem sobre uma odontologia mais moderna que busque o aprimoramento de técnicas e facilidade no seu manuseio”.
Gabriela Siebert do 8º semestre, ressalta que foram dois dias de muito aprendizado, “ouvimos falar de assuntos que já haviam sido passadas em sala de aula pelos nossos professores aqui da UCEFF e podemos perceber que cada palestrante mesmo vindo de uma realidade ou lugares diferentes nos trouxe que o básico da odontologia é sempre indispensável e dominando esse básico que é passado dentro da sala de aula, podemos dominar qualquer assunto. Foram assuntos muito relevantes, onde cada palestra se completava e nos mostrava o dia-a-dia clinico de um cirurgião dentista. Recebemos dicas de técnicas e execuções que podemos aplicar em nossos pacientes. E foi ressaltada a importância do planejamento de cada caso individual e que cada paciente é um individuo diferente.
Na segunda-feira (7/11) o tema de abertura foi Fluxo digital x fluxo analógico: a importância do planejamento, com o professor Pedro Rosa, que veio de Joinville. A tarde o tema foi Uso dos Concentrados Sanguíneos na Implantodontia Avançada, com o professor Vinícius Petronilho, vindo da região de Cascavel PR. A tarde seguiu com hands-on nos laboratórios sobre cirurgia com dispositivo piezoelétrico e suturas em odontologia, com o Edemar Fronchetti Jr., e sobre Tratamento endodôntico com movimento reciprocante com os professores Mara Pilz Maldaner, Fernanda Cidade e Leonardo Fabião. Ainda no final da tarde do primeiro dia de evento aconteceram as apresentações de painéis científicos no hall de acesso do Bloco A.
Na terça-feira (8/11) o evento iniciou com o tema Harmonização Orofacial: realçar e rejuvenescer, com a professora Francine Machado de Moraes. A tarde a temática foi Diagnóstico de oclusão para a área de reabilitação estética, com a professora Clecila Müller. Já na parte do hands-on os acadêmicos trabalharam a Restauração estética anterior com guia palatina - estratificação simplificada, com o professor Carlos Petry, e um grupo trabalhou Tratamento endodôntico com movimento reciprocante, com Mara Luiza Pilz Maldaner, Fernanda Cidade e Leonardo Fabião. A programação seguiu a noite com premiação dos painéis científicos e confraternização entre os participantes.